Laboratório de Informática
Professora Jalda - Turno Matutino
e Veruska - Turno vespertino
Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.”
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – Salto para o futuro.
19 DE DEZEMBRO DE 2015
PARTICIPAÇÃO NO 4º CURTAPARNA
13 DE DEZEMBRO DE 2015
MOSTRA DE VÍDEO ESTUDANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
JUNHO DE 2015
Aula de campo com os alunos do 9º Ano
com o projeto conhecendo Parmanirim
Agosto - 2015
Releitura da obra de André Neves
Sebastiana e Severina
https://www.youtube.co/watch?v=AYSoUhBqcC8
Adivinhas
O que é Folclore?
Folclore também é adivinhas:
O que é o que é?
1- O que o coelho quer mas
não quer ser?
2- O que é que só entra na capital amarrado?
3- Quem é que tem luz mas só vive no escuro?
4- por que que o
pintinho anda com a cabeça baixa?
5- Em que ilha os macacos gostariam de viver?
6- Por que o porco tem raiva do mecânico?
7- Qual é o peixe que não é casado?
8- Encontrei um burro morto de fome e sede, vendo a comida
e a água, o que ele preferiu?
9- O que devemos fazer quando um elefante espirra diante de
nós?
10- Por que os pássaros voam para o sul noerno?
Julho - 2015
Projeto Meio Ambiente
04 a 08/05
Escola Mul. Brigadeiro Eduardo Gomes
Parceria da biblioteca com o laboratório de informática
Professoras: Jalda e Maria José
Turmas: 1º ao 5º Ano
Projeto de Leitura e releitura
Título:Quando o lobo tem fome
Período: 04 a 27/05
Justificativa
Realizando um trabalho em parceria com a biblioteca “Vinicius de Moraes” realizamos um trabalho de releitura com as turmas do 1º ao 5º ano. Com o objetivo de criar nos alunos o gosto pela leitura e construir significados do texto que dê respaldo para assimilação de valores para a vida.
Objetivos
Promover a leitura prazer e exercício da escrita de diversos gêneros textuais, no intuito de motivá-los a ler e a escrever prazerosamente, discutir assuntos que compõem o livros e a interpretação e análise e releitura dos mesmos. Dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção dos respectivos gêneros eleitos, fazendo uso da língua culta, ampliando o vocabulário linguística, e principalmente, despertar o gosto pela leitura.
Objetivos específicos:
· Desenvolver no aluno o gosto pela leitura;
· Dar condições para que o aluno faça suas produções de forma espontânea;
· Aperfeiçoar quanto à produção de textos em geral;
· Estimular os alunos a fazer correção dos textos produzidos;
· Compreender as leituras inicial e as leituras produzidas;
· Desenvolver a autonomia para a escrita escrita e raciocínio lógico;
· Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
Desenvolvimento:
· Ler para as crianças mostrando que a leitura é um ato prazeroso;
· Interpretação da leitura observando imagens e dando continuidade a uma história;
· Comentários em sala a leitura realizada;
· Criação fichas de leitura conhecendo os autores, ilustradores, tradutores e editoras textos observando imagens ou dando continuidade a uma história;
· Produção um livro coletivos, com a participação de todos, a partir da leitura e compreensão do texto original;
· Produção de resumos do texto original
· Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção.
2- FICHA DE LEITURA
NOME: Bianca,
Karla Cassiane, Maria Luíza.
TURMA:5º ano B
DATA:14
de maio.
FICHA TÉCNICA
DO LIVRO
TÍTULO: Quando o lobo tem fome
AUTORA: Chistinen Naumann
ILUSTRADOR: Kris di Glacomo
EDITORA: BERLENDIS
E VETECCHIA
ARGUMENTO
Assunto:O lobo está com fome então ele decide que quer
comer um coelho. Então ele não conseguiu, pois todos estavam pedindo emprestado
suas coisas.
Espaço: na
floresta e na cidade
Tempo: Domingo
de manhã
Personagem
preferido; loba
APRECIAÇÃO
GERAL DO LIVRO /HISTÓTIA
(x)
divertido (x )
Interessante ( ) 0 Misterioso
(x ) Fácil de ler ( ) Intrigante (
) difícil de compreender
( ) Emocionante b
( ) monótono (X
) Engraçado
( x ) Ilustrações atrativas ( ) Confuso (X
) Ilustrações pouco atrativas 5º Ano B
2- FICHA DE LEITURA
NOME: Bianca,
Karla Cassiane, Maria Luíza.
TURMA:5º ano B
DATA:14
de maio.
FICHA TÉCNICA
DO LIVRO
TÍTULO: Quando o lobo tem fome
AUTORA: Chistinen Naumann
ILUSTRADOR: Kris di Glacomo
EDITORA: BERLENDIS
E VETECCHIA
ARGUMENTO
Assunto:O lobo está com fome então ele decide que quer
comer um coelho. Então ele não conseguiu, pois todos estavam pedindo emprestado
suas coisas.
Espaço: na
floresta e na cidade
Tempo: Domingo
de manhã
Personagem
preferido; loba
APRECIAÇÃO
GERAL DO LIVRO /HISTÓTIA
(x)
divertido (x )
Interessante ( ) 0 Misterioso
(x ) Fácil de ler ( ) Intrigante (
) difícil de compreender
( ) Emocionante b
( ) monótono (X
) Engraçado
( x ) Ilustrações atrativas ( ) Confuso (X
) Ilustrações pouco atrativas 5º Ano B
1- RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME
Era
uma vez um lobo que tava com fome e ele não
queria um coelho qualquer ele queria um coelho urbano e ai ele foi ate a cidade
com a faca de bicicleta chegou em um prédio
na cidade elevador e deixou a faca ai a
perua pegou a faca e falo eu ta
va precisava
para corta bolo ai ela precisava da faca ai teve uma festa ai lobo foi
mora lá.
FIM
2- RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME (corrigido)
NOME: Danilo,
Matheus, Kenny Ryan
TURMA: 4ª A – 15/05/2015
Era
uma vez um lobo que estava com fome. Ele queria
comer um coelho, mas ele não queria um coelho qualquer ele queria um coelho
urbano que tinha carne saborosa, porque só comia ração. Então, ele foi até a
cidade de bicicleta levando uma faca. Quando chegou ao prédio onde morava o
coelho tomou o elevador deixando a faca.
A perua pegou a faca, pois estava
precisando para corta bolo lá na festa
que os moradores iriam fazer. O lobo foi na festa depois foi mora no prédio também.
FIM
RELEITURA: QUANDO O LOBO TEM FOME
Alunos: Ramon e Yuri – 5º B
ERA
UMA VEZ UM
LOBO QUE ACORDOU COM
FOME E FOI
NA CIDADE PARA VER
SE PEGAVA UM
COELHO. MAS, QUANDO
O LOBO
CHEGOU ELE ENTROU NO
ELEVADOR E QUANDO
SAIU ESQUECEU
A SUA FACA
LÁ DENTRO. E
FOI ASSIM POR
MUITO TEMPO. MAS,
ELE FOI NO TERRAÇO
TINHA UMA FESTA ELE
PARTICIPOU.
CORREÇÃO: RELEITURA:
QUANDO O LOBO TEM FOME
Alunos:
Ramon e Yuri – 5º B
ERA
UMA VEZ UM LOBO
QUE ACORDOU COM FOME
E FOI NA
CIDADE PARA VER
SE PEGAVA UM
COELHO. MAS, QUANDO O LOBO CHEGOU
LÁ NA CIDADE, ENTROU NO
CONDOMÍNIO E DIRIGIU-SE AO PRÉDIO ONDE MORA O COELHO. TOMOU O
ELEVADOR E QUANDO
SAIU ESQUECEU A
FACA QUE LEVAVA PARA CORTAR A CARNE DO COELHO. DEU TUDO ERRADO EM TODAS
AS TENTATIVAS PARA PEGAR O COELHO.
RECADO
NA PORTA INFORMANDO QUE ESTAVAM NO TERRAÇO DA
COBERTURA DO PRÉDIO. O LOBO SUBIU PARA LÁ. CHEGANDO NO
TERRAÇO TINHA UMA
FESTA E ELE PARTICIPOU.
RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME
Era uma vez um lobo chamado
Edmundo Bigfuça que estava morrendo de fome. Ele estava com vontade de comer um coelho macio, branco como neve. Foi pra cidade para caçá-lo. Seguiu para o prédio e ele levou consigo uma faca. Quando ele saiu do elevador ele esqueceu a faca e a perua pegou.
Depois ele pegou uma corda e o gambá pediu
a corda emprestada. Então, foi em casa e
trouxe uma churrasqueira. Foi quando encontrou
Mirete, uma loba que morava no prédio.
Quando ela viu a churrasqueira foi logo pedindo emprestado. Era para o
churrasco vegetariano que iriam fazer, logo mais, no prédio. O lobo já pensava
em desistir do coelho, quando viu o recado na porta do apartamento do coelho
informado que estava no telhado. Chegando lá, o lobo descobriu outro modo de vida
totalmente diferente do seu. Ficou na festa comeu com os outros animais e
tornou-se vegetariano se mudou para a cidade e foi morar com a loba Mirete, e virou presidente da associação da
comunidade.
FIM
RELEITURA: QUANDO O LOBO TEM FOME -(corrigido)
Um
lobo foi até a
cidade, ele queria comer um coelho urbano que só come ervas. Mas sempre
a aparecia alguém
para atrapalhar. Pediam tudo que
o lobo trazia mais o
que o lobo não
sabia que eles
tavam fazendo uma
festa no telhado.
RELEITURA:QUANDO
O LOBO TEM FOME
Autor:Cauã -Editor:Rafael Ricco 3º B
Edmundo BigFuça e um lobo solitário que vive na floresta. Um dia ele acordou e ficou com vontade de comer um
coelho urbano.
Só que o coelho urbano ele tinha Vizinhos e lobo teve que ir La na cidade e subiu no prédio Para pegar o
coelhinho que Esta lá em cima. O que ele
esperava encontrar lá? Bom ele subiu com uma faca.
E de repente deixou a faca no Elevador e foi buscar. Mas, um peru que já tinha pegado a faca e o lobo falou – ei essa
faca e minha - E o peru falou depois - a então pode me emprestar para cortar o
bolo – e o lobo falou depois - a está bem – e ele foi lá na casa dele. E pegou
uma moto-serra e subiu no prédio de novo e encontrou um gambar disse - Posso
pegar essa moto-serra - Emprestada e o lobo depois disse – ta bem pode – e
depois ele foi na casa dele de novo e
pegou uma corda e subiu no prédio de novo e encontrou um urso e o urso falou -
posso pegar essa corda – e o lobo depois falou – ta bem pode – e depois ele
subiu no prédio todo sem nada e quando subiu viu todo mundo do prédio e ele
virou renomeado de presidente De Boa Vizinhança e fizeram uma festa com
churrasqueira e um bolo. a faca era para cortar o bolo e ele não quis mais
comer o coelho e ele encontrou uma loba na festa e viveram felizes para sempre
fim.
QUANDO O LOBO TEM FOME (corrigido)
Autor: Mateus e Chauã.
3º B - 19/05/15
Edmundo
Bigfuça é um lobo que vive solitário em sua cabana na floresta, até que um dia acordou com vontade de comer
um coelho urbano. Então ele pegou sua bicicleta e foi até a cidade tentar
saborear um. Chegando lá, Edmundo Bigfuça percebeu que se um coelho é urbano,
ele possui vizinho, e que matar sua fome vai ser muito mais dificil do que ele
imagina.
RELEITURA: QUANDO
O LOBO TEM FOME
RAISSA 3º B
Era uma vez um lobo que se chama Edmundo
Bigfuça. Um dia o lobo estava com fome e foi caçar
um coelho, mas as pessoas pegam todas as
coisas na mata, Mas o lobo queria um coelho da cidade e começou a se preparar
para fazer o churrasco de coelho. Quando o lobo
conseguiu chegar na casa do coelho ele viu um papel escrito estou no
teto o lobo então, foi pro teto no
teto..
FIM
ABRIL - 2015
Plano de
aula sobre a água:
Escolas Municipais Brigadeiro Eduardo Gomes
Data: 20 a 30/04
Duração: 04:30 horas – turmas 1º ao 5º Ano
Professores: Jalda
Disciplina: Ciência
Temas Transversais- Saúde e Meio Ambiente
Tema: Uma armadilha para o mosquito transmissor da
Dengue
Objetivos:
·
Discutir
sobre as causas e consequências para a saúde e sociais da dengue.
·
Relacionar
o vírus ao Aedes Aegypti, tratando
dos sintomas da doença e da contaminação.
·
Analisar
as condições ambientais que contribuem para disseminação da doença.
·
Conhecer formas simples de combate ao mosquito Aedes
Aegypti.
Conteúdos:
·
Aedes
Aegypti e a Dengue
·
Ciclo
de vida do mosquito
·
Acondicionamento
da água e do lixo doméstico
Metodologia:
·
Conversa
com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue.
·
Listar
o que eles sabem e o que gostariam de saber.
·
Sensibilizá-los
com um vídeo sobre a doença.
·
Promover
uma discussão sobre o ciclo da vida do mosquito e sobre a Dengue.
·
Responsabilidade
de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc
·
Construção
de uma armadilha para captura do mosquito transmissor interrompendo o ciclo reprodutivo
do mosquito.
·
Seção
de vídeo para sensibilização da turma:
Animação: Sai fora Dengue
https://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w
Avaliação
Ocorrerá
no decorrer da aula pela observação
das competências e habilidades adquiridas no desenvolverem das atividades, dos
registros, desenhos e habilidades para a
construção da mosquitérica.
Ações
1ª
atividade
Roda de conversa
1
– Vocês conhecem uma doença chamada dengue?
2-
Algum de vocês já ficaram doente de dengue?
3- Se tiveram, o que sentiam?
4-
O que mais querem saber sobre dengue? (listar abaixo)
2ª Atividade
Conceitos
O que é Dengue?
É
uma doença grave causada por um vírus, que é transmitido aos seres
humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Características do mosquito transmissor da dengue:
O
Aedes aegypti é um pouco menor que um pernilongo comum, preto, com manchas
brancas no corpo e nas patas. Reproduz-se em água parada. Não faz zumbido e se
alimenta, principalmente durante o dia.
Conhece as
formas de prevenção da Dengue:
·
Mantenha
sua caixa d’água sempre fechada;
·
Guarde
os pneus velhos em um lugar coberto, abrigado da chuva;
·
Deixe
a tampa do vaso sanitária sempre fechada. Em banheiros pouco utilizados dê
descarga pelo menos uma vez por semana;
·
Não
deixe água acumulada e parada em nenhum
lugar da casa;
·
Mantenha
as garrafas, vasos de plantas e baldes sempre de boca para baixo;
·
Tire
sempre a água acumulada nas folhas das
plantas e não jogue lixo na rua;
·
Receba
os agentes de endemias na sua casa;
3ª Atividade (oral 1º 2º e 3º- escrita
4º e 5º Ano)
Marque
as medidas preventivas para combater a Dengue :
1
( ) Mantenha bem tampados: caixas,
tonéis e barris de água.
2( ) Coloque o lixo em sacos plásticos e
mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3
( ) Jogue lixo em terrenos baldios.
4
( ) Guardar garrafas de vidro ou
plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5
( ) Não deixe a água da chuva acumulada
sobre a laje.
6
( ) Encha os pratinhos ou vasos de
planta com água até a borda.
7
( ) Se for guardar pneus velhos em
casa, mantenha-os em locais cobertos,
protegidos da chuva.
8
( ) Limpe as calhas com frequência,
evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9( )Lave com frequência, com água e sabão, os
recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10
( ) Os vasos de plantas aquáticas devem
ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses
vasos com frequência.
4ª
Atividade
Dividir a turma em quatro grupos para:
1- Baixar
panfletos de combate a dengue para
distribuir na escola e na comunidade: 3º 4º e 5º Ano)
2- Produzir panfletos com formas de combate a dengue: (1º e 2º Ano)
3- Construir com os alunos uma armadilha (mosquitérica) para captura do mosquito transmissor, de maneira a interromper o ciclo reprodutivo |
4- Fazer uma paródia com a música “A Casa” de Vinícius de Moraes. (5º Ano)
Era uma casa
Minha casinha
Bem cuidadinha
não
guardo lixo
água
sem tampa
O tal mosquito
Lá não vai não
Pois não tem como
Proliferar.
Minha família
Não adoece
Com a tal dengue
Que é pra matar
Não temos febre
Nem dor no corpo
Nem dor nos olhos
Nem na cabeça.
Se os coleguinhas
Nos ajudar
Essa tal Dengue
Não vem pra cá!
Atividades complementares do
período:
1-
Apresentação
de Slides sobre o trabalho com vídeo na escola para todas as turmas;
2-
Programa
de leitura na praça com a biblioteca para todas as turmas durante uma semana;
·
1º
momento: Seção de vídeo no laboratório de informática
- Episódio: tia Nastácia vira
criança
·
2º
momento: realizar com a professora de leitura uma aula de campo do projeto
leitura na praça onde foi lida a história: “Reinações de Narizinho”
3-
Intertextualidade
com fábulas para os 3º e 4º anos com mídias diferentes:
·
A
cigarra e a formiga - em vídeo
·
A
cigarra e as três formiguinhas – animação e leitura compartilhada
·
Produzir
um resumo das duas histórias extraindo a ideia central – em duplas.
4-
5º
Ano – Fazer lembrancinhas para as mães com a professora Veruska.
5- Limpeza
dos micros –
1º e 2º ano A e B –
Jogos Educativos
– Atividades de alfabetização online: Língua Portuguesa
Passatempo
educativo com as letras do alfabeto
Matemática: Jogo Com Números.
Digite
o número que corresponde à sequencia correta.
Exercícios para treinar o seu
raciocínio lógico.
6-
3º
Anos A e B - Matemática
Objetivo:
treinar técnica de resolução de problemas de adição até três colunas e
subtração de duas colunas.
Conteúdo: Adição
e subtração
Metodologia:
Atividades online de adição e subtração
para assimilação de técnicas de resolução das operações com reserva sem ouso de
calculadoras.
Avaliação: observação
do professor durante o desenvolvimento das atividades.apenas 10 alunos das duas
turmas não conseguiram resolver as operações sem ajuda.
7-
Atividades
online livre – entretenimento:
Fonte: http://friv.com/
Maio -2015
04
a 08/05
Escola
Mul. Brigadeiro Eduardo Gomes
Parceria
da biblioteca com o laboratório de informática
Professoras: Jalda e Maria José
Turmas: 1º ao 5º Ano
Projeto de Leitura e releitura
Título:Quando o lobo tem fome
Período: 04 a 27/05
Justificativa
Realizando
um trabalho em parceria com a biblioteca “Vinicius de Moraes” realizamos um
trabalho de releitura com as turmas do 1º ao 5º ano. Com o objetivo de criar
nos alunos o gosto pela leitura e construir significados do texto que dê
respaldo para assimilação de valores para a vida.
Objetivos
Promover a leitura
prazer e exercício da escrita de
diversos gêneros textuais, no intuito de motivá-los a ler e a escrever prazerosamente,
discutir assuntos que compõem o livros e a interpretação e análise e releitura dos
mesmos. Dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção dos respectivos
gêneros eleitos, fazendo uso da língua culta, ampliando o vocabulário
linguística, e principalmente, despertar o gosto pela leitura.
Objetivos específicos:
·
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura;
·
Dar condições para que o aluno faça suas
produções de forma espontânea;
·
Aperfeiçoar quanto à produção de textos em
geral;
·
Estimular os alunos a fazer correção dos textos
produzidos;
·
Compreender as leituras inicial e as leituras produzidas;
·
Desenvolver a autonomia para a escrita escrita e
raciocínio lógico;
·
Priorizar a leitura, interpretação e a escrita
como fonte de formação e informação;
Desenvolvimento:
·
Ler para as crianças mostrando que a leitura é
um ato prazeroso;
·
Interpretação da leitura observando imagens e
dando continuidade a uma história;
·
Comentários em sala a leitura realizada;
·
Criação fichas de leitura conhecendo os autores,
ilustradores, tradutores e editoras textos observando imagens ou dando
continuidade a uma história;
·
Produção um livro coletivos, com a participação
de todos, a partir da leitura e compreensão do texto original;
·
Produção de resumos do texto original
·
Incentivar qualquer progresso apresentado pelo
aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção.
Avaliação:
A avaliação é constante, levando em conta os registros de cada etapa do projeto.
Atividades coletivas:
1 – pesquisar desenhos na internet que venha de encontro à história;
2 – imprimir e pintar os desenhos para reconstruir o livro;
3 – releitura oral do título Quando o lobo tem fome
4 - reescrita da história de acordo com os desenhos baixados
5 – apreensão dos significados do texto
6 – preenchimento de uma ficha de leitura
7 - produção de resumos pelos alunos do 4º e 5º ano
8 – publicação dos trabalhos.
MARÇO DE 2015
DIA 18: 1º ENCONTRO DO PROINFO:
LOCAL E. M. IVANIRA PAIZINHO
PAUTA
- Retrospectiva e avaliação de 2014
- Os horários de atendimento do laboratório;
- Calendário de atividades para 2015
- Atribuições do professor regente de laboratório
- Diário de bordo: Registro de Atividades e avaliações semanais desenvolvidas no laboratório/Blog da Escola.
- Oficina sobre vídeo na escola
- recomendações;
- Contemplar o uso das tecnologias da informação e comunicação nos projetos políticos pedagógicos das escolas;
- Retomada de estudos e debates para a construção da proposta curricular para uso das TICs na educação
Oficina sobre vídeo na escola
GRUPO 2
1- Sabendo que o vídeo pode ser trabalhado em todas as etapas do processo de ensino, como podem ser utilizados como recursos pedagógico na sala de aula?
Podemos usar vídeos em sala de aula para:
- Apresentar um tema ou conteúdo;
- Sensibilizar e estimular o estudo
- discutir e analisar a temática;
- estimular a produção de vídeos protagonizado pelos alunos.
2 - Elabore uma situação didática (plano de aula) em que o vídeo será utilizado como recurso pedagógico na sala de aula.
PLANO DE AULA:
TEMA: Dengue
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciência e Arte
Turma 5º Ano
Período:
Objetivo: Intensificar o conhecimento do aluno acerca da Dengue, forma de transmissão, sintomas nas diversas formas de manifestação da doença, profilaxia e por fim cuidados para evitar a proliferação da Dengue
Conteúdos Conceituais
- - os primeiros registros de dengue no mundo leitura de texto , imagens etc
- gráficos e mapeamento da dengue no município
- Incidência da doenças, óbitos e saúde pública frente ao problema;
- Aedes aegypti: um seríssimo problema de saúde - febre, infecção, hemorragia, exantemas
- Água, Lixo, esgoto
- Clima propício, - Tropical úmido
Conteúdos Procedimentais
- Levantar o conhecimento prévio
- apresentação de vídeo sobre a dengue, sintomas, tratamento e formas de erradicação
- Ocorrência da dengue no mundo subdesenvolvido
Conteúdos Atitudinais:
- Levantar a incidência da dengue no bairro
- Adquirir hábitos de higiene para evitar a proliferação do mosquito
- informar a comunidade com propagandas, panfletagem, visita a domicílio,
- realização de mutirão de limpeza
- tampar os reservatórios de água;
METODOLOGIA:
1- Apresentar o tema e objetivos da aula;
2- Sensibilizar com apresentação de vídeo
3- discussão sobre as formas de manifestação da dengue
4- Dengue hemorrágica
5- como se adquiri dengue
6- como se trata a dengue
7- como evitar a dengue
8- produção de texto sobre a dengue
9- transformar o texto em roteiro para produção de um curta metragem
10- produção de vídeos, fotos
11- edição de vídeo
12- culminância do trabalho com apresentação na escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita, mediante observação, participação e assimilação por parte dos alunos, tanto do conteúdo em si, como da aprendizagem para uso das tics para produzir vídeos.
Natal, 08 de março de 2015
MARÇO 2014
FEVEREIRO DE 2014
OFICINA DE ROBÓTICA
com a PROFª ALEIKA
em 18/02/2014
Esta oficina foi oferecida pela equipe do
PROINFO de Parnamirim - RN
Tereza Cristina
Pedro
Juliana
Russiane
ENCONTRO PEDAGÓGICO NA ESCOLA - 20 E 21/02
PROFª ISABELA
DIA DAS MÃES - 2014
OFICINA DE ROBÓTICA
E. MUL. EVA LÚCIA
REGENTE: PROF. LUCIANO
PRODUÇÃO DOS ALUNOS
EQUIPE DE TRABALHO - PROINFO
I EXPOSIÇÃO DE ROBÓTICA NA ESCOLA
Desenhando o croqui do Robô
PESQUISA
ROBÔ PAPAI NOEL
ROBÔ RECEPCIONISTA - BIANCA
EDJANE BIANCA JALDA
ROSELIS BIANCA E EDJANE
MICRÓSCÓPIO CASEIRO
SITE: MANUAL DO MUNDO
PROJETOR DE VÍDEO COM CELULAR EM CÂMERA ESCURA
CINEMINHA ARTESANAL
PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS
1º AO 5º ANO
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DA I EXPOSIÇÃO DE ROBÓTICA DO EMBEG
PREFEITURA
DE PARMNAMIRIM
SECRETAIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA
MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
RUA
AVELÓS, S/N NOVA PARNAMIRIM
PARNAMIRIM
– RN
PROJETO
POESIA: CRIANDO POESIA BRINCANDO COM AS PALAVRAS
Professoras
Regentes do Laboratório de Informática:
Jalda
Maria Pinheiro Cavalcante
Veruska
Granja
Público
Alvo:
Alunos
do 1º ao 9º Ano
PARNAMIRIM/RN
MARÇO/14
JUSTIFICATIVA
Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos, e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde se pode afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.
Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos, e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde se pode afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.
OBJETIVO
GERAL
-
Familiarizar o educando com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir e produzir poemas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia
-
Conhecer a estrutura textual em questão;
-
Ampliar o repertório literário;
-
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade;
-
Observar a sonoridade das palavras;
-
Pesquisar sobre o gênero textual;
-
Compreender a entonação em cada verso
-
Despertar o prazer pela leitura
-
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infantil e juvenil
-
Conhecer e valorizar os poetas regionais.
CONTEÚDOS
Leitura
Leitura
-
Característica do gênero textual: poesia
-
Pesquisa
-
Produção de texto e ilustração
-
Revisão coletiva (duplas) de texto
-
Revisão de textos produzidos
METODOLOGIA
Trabalho
realizado numa parceria entre a Biblioteca, o Laboratório de
Informática, Ensino da Arte, e os professores de sala de aula para
conhecer o gênero literário poesia, os tipos de poesia, fazendo um
percurso por vários autores, mas enfatizando a poesia das poetisas
regionais Fátima Mota e Terezinha Martins.
-
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto;
-
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
-
Seleção de autores e poesias para trabalhar com os alunos;
-
Organização de murais com poesias produzidas pelos alunos;
-
Declamação de poesias:
-
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando os diversos tipos de estrutura textual;
-
Organização de poemas gravados pelos alunos;
-
Pesquisa na internet de poesias infantis e juvenis e seus autores.
PRODUTO
FINAL
-
Sarau de poesias pelos alunos com a presença da poetisa Fátima Mota;
-
Declamação de poemas dos alunos e de outros autores
-
Publicação de folhetos com as produções dos alunos.
AVALIAÇÃO
Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.
Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.
RECURSO
IMPRESSOS
Livros
variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes,
Cecília Meireles, Vinícius de Morais, e material de suporte:
caderno, lápis, folhas de ofício, cartolina, giz de cera entre
outros.
TECNOLÓGICOS
Computadores, impressora, internet, máquina fotográfica, caixa de som.
Computadores, impressora, internet, máquina fotográfica, caixa de som.
REFERÊNCIAS
DA WEB
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS:
1º
ao 5º
No
1º e 2º Ano, as atividades desenvolvidas: Conhecer Fátima Mota e
sua biografia, visitando o site recanto das letras para conhecer sua
obra, Leitura e releitura de seus poemas, em apresentação
eletrônica.
A
partir do 3º Ano trabalhamos com leitura e produção de poesia
conforme amostra das produções que se seguem:
ESCOLA
MUL. BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
LABORATÓRIO
DE INFRMÁTICA
REGENTE
– JALDA – TURNO MATUTINO
DATA:
24/03/14
PRODUÇÃO
DE POESIAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO EM SALA, DIGITAÇÃO E CORREÇÃO
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
TEXTO
ORIGINAL
ESTOU
FUEZ
QUEM
TEM
MUITOTO
POUCO
O
U QUASE
NADA
MERELE
QUE
A
ESCOLALHE
ADRA
HORIZONTES
EMILIA
FARREIRO
DATA
24/03/2014
ESTOU
FELIZ (CORRIGIDA)
QUEM
TEM
MUITO
POUCO
OU
QUASE NADA
MERECE
QUE
A
ESCOLA
LHE
ABRA
HORIZONTES
ALUNOS:
BERNARDO, VIVIANE,GRAZIELLY E NATÁLIA COM AJUDA DE WALESKA
3º
ANO 24/03/14
Produção
de textos dos alunos do 4º e 5º Ano NO DIAS 13 E 14/03/14
Texto
original
Título: mulheres
|
Autoria: calienea
|
A
mulher é uma das mais dedicadas agente criança
a
mia mae é dudo para mim,
i
poriso que euagraadeço
ao senhor jesus
|
Texto
corrigido
Título: Mulheres
|
Autoria: Caliana
|
A
mulher é uma das mais dedicadas
Agentes
da criança
A
minha mãe é tudo para mim,
é
por isso que eu agradeço
Ao Senhor Jesus
|
Texto
original
TITULO: DIA ISPESIAU
DA MULHE
|
Autoria:HERICK LOPES
E ISAQUE GARCIA
|
AS
MULHERES QUE FORAM ES CARVISADAS
POR
HOMENS E POR MULHERES
TRABALHAVAM
NOITE E DIA
NÃO
TINHAM DESCANSO NEM TEMPO
PARA
CUIDAR DE SEUS FILHOS
NEM
CUIDAR DE SUA CASA,
NEM
PARA CUIDAR DELA MESM
UM
DIA ELAS RESOLVERAM
ENFRENTAR
A SITUAÇÃO
PROTESTAR
CONTRA O PATRÃO
QUEMENTRAR
EM GREVE
MASUNDIA OSOMENS
PRENDERAO ASMULHERES NUMA FABRICAA E ATIRARO FOGO PORISO QUE EODIA
INTER NASIONAO DASMULHER .
|
Texto
corrigido
TÍTULO: DIA ESPECIAL
DA MULHER
|
Autoria: HERICK LOPES
E ISAQUE GARCIA
|
AS
MULHERES QUE FORAM ESCRAVIZADAS
POR
HOMENS E POR MULHERES
TRABALHAVAM
NOITE E DIA
NÃO
TINHAM DESCANSO NEM TEMPO
PARA
CUIDAR DE SEUS FILHOS
NEM
CUIDAR DE SUA CASA,
NEM
PARA CUIDAR DELA MESMA
UM
DIA ELAS RESOLVERAM
ENFRENTAR
A SITUAÇÃO
E
PROTESTAR CONTRA O PATRÃO
QUEM
SABE ENTRAR EM GREVE ...
MAS
UM DIA OS HOMENS
PRENDERAM
AS OPERÁRIAS
NUMA
FÁBRICA E ATEARAM FOGO
NO
DIA OITO DE MARÇO
É
POR ISSO QUE ESTE DIA
É
DEDICADO A MULHER
O DIA INTERNACIONAL
DA MULHER.
|
Texto
original
Titulo;á escola de
mulher...; 13/03
|
Autoria: mariana
heloiza silva de souza...;
|
A
mulher e especial
por
que ela e muito carinhosa
com
as crianças
E
minha mãe
é
também pra mim,
A
mulher qui eu mas gosto
mas
no brasil todio
por
que ela mim faz carinho pra mim
todo
dia para mim,
ela
é muito muito' especia
ela
é o meu amor
o
amor da minha vida
ela
min deu a vida
coração
da minha vida,
mamaẽ
gosto muito de vc...
fim
|
Texto
corrigido
Titulo; A escola de
mulher...; 13/03
|
Autoria: Mariana,
Heloiza Silva de Souza...;
|
A
mulher é especial
porque
ela e muito carinhosa
com
as crianças.
E
minha mãe
é
também pra mim
a
mulher que eu mas gosto
no
Brasil todinho
porque
ela faz carinho
todo
dia para mim,
ela
é muito muito' especial
ela
é o meu amor
o
amor da minha vida
ela
me deu a vida
coração
da minha vida,
mamãe
gosto muito de você...
fim
|
TAUTOGRAMA:
Texto Original
Título: Criança
|
Autoria:
Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crizanto.
|
Criança
, corre , cansada,
cantada,
caindo , curtindo.
Cabeça-chata
, cabeleira ,cabeluda.
Cabeça,
chapéu, cafuné,
cassa,
caça,caçadora , cacetada.
cafona
, cafúne , caipira , calar
catapora
, calça , calço , calculadora
calculo
, caudeirâo , comida, câmera
camarâo
, camisa , caminhoneira , cantiga
cabana
, caça , caçada , caçador , carangueijo ,
cadeiras
, cadeado, cadeira , cadeirinha , cadeneta ,
caderno
, caixeiro , caixa ,, cafeteira , caixeira , casamento , corage,
cauma , campo , caneta ,canal , caneco , canela , corrida , canto
, cachorro , cantina , cantio , cantora, châo , cantora ,
capitulo , capitao , cama , caranbola , caramelo , contas ,
caragueijo
, colego , carbonato , carboidrato , carater , careca, carioca ,
calicatura , carismo , carneiro , carisma, carneiro , cabrito ,
carta , carnaval , corista , casaco , cartao , casa cartorio ,
comquistra ,
fim
|
Texto corrigido
Título: Criança
|
Autoria:
Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crisanto.
|
Criança
, corre , cansada,
Cantando,
caindo , curtindo.
Cabeça-chata
, cabeleira ,cabeluda.
Cabeça,
chapéu, cafuné,
Cassa,
caça, caçadora , cacetada.
Cafona
, caipira , cultura
Calça,
calço, calçado
Catapora
, caxumba, caricatura
Criança
come canjica, canela
Camarão,
caranguejo, carambola,
Caramelo,
confeitaria carboidrato.
Conhece
caderno, caderneta
Caneta,
cantina, copo, colégio
Casamento,
cartório, casa, calma!
Camisola,
camisa, casaco, cobertor,
Cadeado,
cabana, campo,
Cachorro,
carneiro, cabrito,
Caldeirão,
comida, caldeirada
Cafeteira,
café, cantina,
Cadeira,
cadeirinha, cama.
Contas,
calculadora, cálculo
Câmera,
capítulo, canal,
Conto,
cantiga, cantada
Corrida,
coragem, caminhoneira,
Caixa,
caixeira, cantora, capitão,
Carioca,
carnaval, corista,
Caráter,
carisma, conquista.
Fim
|
3-
Escreva a sua poesia sobre: TEXTO ORIGINAL
Título:DIA
INTERNACIONAL DA MULHER
|
Autoria:Samira e
Nicolle
|
Desfilam com glamur
são
|
Inteligentes,
|
Armoniosas...
|
Isso sim elas são,
sofrem
|
No parto no trabalho
e na solidão
|
Tudo isso elas sofrem
mas no seu coração
|
Entendem o que são.
|
Ricas pobres mas são
especiais
|
Não tem tudo aquilo
que tem direito mas mesmo
|
Assim aguentam calada
mulheres devem ser respeitadas.
|
Casa carro isso tudo
conseguem com seu esforço
|
Isso é um exemplo de
tudo aquilo que com seu esforço conquistou.
|
Ouro não é o que
precisam mas sim respeito
|
Não é desse jeito
umilhadas que vão conseguir seu direito.
|
As vezes elas
conseguem o seu direito mas mesmo assim não
|
Lassa seu respeito.
|
Desse jeito nunca
esse mundo vai melhorar
|
As asas do nosso
centimento nunca vai mudar.
|
Mas tenho fé que um
dia vai melhorar
|
Umas historias boas
vou poder contar de agumas mulheres
|
Lhe contar eu tenho
esperança de que um dia vai melhorar.
|
Historias reais de
mulheres guerreiras
|
Estudar, e de uma
fabrica de tecidos de uma historia
|
Ruim tratar de nunca
mais lebrar.
|
NO
DIA 8 DE MARÇO DAS MULHERES TRATAR DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA MAS
TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAM BEM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA
MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS
OUTROS COMEMORAR.
FELIZ
DIA DA MULHER PARA TODAS.
TEXTO
CORRIGIDO
Título: DIA
INTERNACIONAL DA MULHER
|
Autoria: Samira e
Nicolle.
|
Desfilam com glamour
são
|
Inteligentes,
|
Amorosas...
|
Isso sim elas são.
Sofrem
|
No parto ,no trabalho
e na solidão.
|
Tudo isso elas
sofrem, mas no seu coração
|
Entendem o que são.
|
Ricas, pobres, mas
são especiais.
|
Não tem tudo aquilo
que tem direito, mas mesmo
|
Assim aguentam
caladas. Mulheres devem ser respeitadas.
|
Casa, carro ... Tudo
conseguem com seu esforço.
|
Isso é um exemplo de
tudo aquilo que com seu esforço conquistou.
|
Ouro não é o que
precisam. Mas, sim de respeito.
|
Não é desse jeito
humilhadas que vão conseguir seu direito.
|
As vezes elas
conseguem direitos, mas ainda
|
Lutam pelo respeito.
|
Desse jeito será que
esse mundo vai melhorar?
|
As asas do nosso
sentimento nunca vão mudar?
|
Mas tenho fé, que um
dia vai melhorar
|
Uma historia boa
sobre as mulheres vou poder contar.
|
Lhe contar! Eu tenho
esperança de que muita coisa vai mudar.
|
Historias reais de
mulheres guerreiras
|
Estudiosas ... E de
uma fábrica de tecidos ... De uma história
|
Ruim. Tratar de nunca
mais lembrar.
|
NO DIA 8 DE MARÇO
COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHERES.TRATAREMOS DE LEMBRAR NÃO
SÓ ESSE DIA, MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAMBÉM DO DIA 8 DE MARÇO
DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA
MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR.
FELIZ
DIA DA MULHER PARA TODAS.
Prefeitura
Municipal de Parnamirim
Secretaria
Municipal de Educação e Cultura
E.
M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua
Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
PROJETO
COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL
PROFESSORES:
Jalda
e Veruska- Laboratório de informática
Edjane
– Arte
Simone
e Lúcia – Biblioteca
Roselis
- Educação Física
Parnamirim
– RN
Abril/2014
JUSTIFICATIVA
O
povo brasileiro é apaixonado pelo futebol. Isto tornou esse esporte
o mais popular do nosso país.
Em
ano de Copa do Mundo, especial em 2014, que a copa do mundo será
realizada no Brasil, essa paixão torna-se mais forte nos corações
verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas,
nas escolas, enfim em todos os lugares.
Tendo
em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre
as crianças, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste
período de Copa do Mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para
enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer o saber do povo, a
cultura dos países que participarão da competição mundial de
futebol, bem como a cultura brasileira em todas as regiões do
Brasil.
OBJETIVO
GERAL
-
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, além de oportunizar o contato com as várias etnias e culturas de todos os continentes, valorizá-las e respeitá-las.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
-
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país;
-
Conhecer a história da bola, do futebol e de personalidades do futebol brasileiro;
-
Conhecer a história das copas do mundo;
-
Identificar as cidades sedes no Brasil e os estádios e os gastos para sediar uma copa;
-
Identificar cada país e os dias que jogam;
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO
-
Abril a junho de 2014
PÚBLICO
ALVO:
-
Turmas do 1º ao 9º Ano
TEMAS
TRANSVERSAIS
-
ÉTICA: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.
-
MEIO AMBIENTE: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da copa (pinturas enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
-
PLURALIDADE CULTURAL: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
METODOLOGIA
-
Pesquisa
-
Leitura, debate
-
Problematização, jogos
-
Produção textual, músicas
-
Experiências, desafios
-
Murais e cartazes
-
Vídeos
-
Trabalho em grupo e individual
-
Produção de Histórias em quadrinhos, de poesia sobre bola jogo, copas
CULMINÂNCIA
-
Exposição dos trabalhos produzidos
-
Confecção de painel com notícias e assuntos relacionados á copa;
-
Jogos de futebol entre alunos da turma
AVALIAÇÃO
-
Observação direta e contínua da participação e interesse dos alunos durante a realização das atividades:
Produção
no laboratório de informática, pesquisa,desenho pintura, recorte e
colagem:
Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria
Municipal de Educação e Cultura
E.
M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua
Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
Festa
Junina: um tributo a Dominguinhos
PROFESSORES:
Jalda
e Veruska- Laboratório de informática
Edjane
– Arte
Simone
e Lúcia – Biblioteca
Roselis
- Educação Física
Maria
José – coordenadora pedagógica
Parnamirim
– RN
Abril/201
Justificativa:
O
mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em
trabalhar o assunto “Festa Junina”, marcado por grandes
comemorações, que se iniciam no dia 13/06, véspera do Dia de Santo
Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas
acontece entre os dias 24 e 29, dias de São João e São Pedro. As
pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com
bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e
dançam quadrilha.
Este
ano, devido à copa do mundo, a escola estava de férias no período
junino. Então comemoramos em julho, no dia 26, organizamos a festa
na escola com danças, quadrilha, barracas com comidas típicas,
jogos etc .
Conteúdos:
-
Origem das festas juninas
-
Vida e obra de Dominguinhos
Objetivos
Trabalhando
o tema: Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o
conhecimento da clientela quanto aos costumes e tradição das festas
juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas,
culminando na socialização dos alunos.
Objetivos
Especificos:
-
Conhecer as características das festas juninas, em diferentes regiões do país;
-
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
-
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
-
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Metodologia
-
Músicas para danças e quadrilhas
-
Desenho, pintura e colagem;
-
Revistas para recortes;
-
Produção de enfeites para a sala e para a escola;
-
Brincadeiras
-
Comidas típicas;
Culminância:
-
Elaboração de murais e cenário de Festa Junina.
-
Festa Junina na escola homenageando Dominguinhos.
-
Música com sanfoneiro, quadrilha, danças
-
Barracas com comidas típicas, espetinho
Avaliação:
Será
avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e
a organização dos alunos durante as atividades.
Prefeitura
Municipal de Parnamirim
Secretaria
Municipal de Educação e Cultura
E.
M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua
Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA E AMBIENTAL APLICADA A ROBÓTICA
PROFESSORES:
Jalda
e Veruska- Laboratório de informática
Edjane
e Kaênia – Arte
Lúcia
– Biblioteca
PÚBLICO
ALVO: alunos do 1º ao 9º Ano
Parnamirim
– RN
Abril/201
APRESENTAÇÃO
O
projeto Robótica com lixo reciclável e digital busca despertar a
curiosidade da nossa clientela formada por crianças, adolescentes e
jovens para o conhecimento da Ciência e das novas tecnologias e a
importância do aprendizado escolar dos através da Robótica
educacional, usando uma metodologia que auxilia a compreensão de
diversos componentes curriculares e temas transversais a partir de
atividades educacionais, teóricas e práticas, para a construção
dos conceitos da Física, Química, Matemática, História, Geografia
e Arte, de sustentabilidade no mundo do trabalho e do consumo e do
respeito e convivência do homem com a natureza. Sob essa ótica a
Robótica educacional permitirá ao aluno uma ampla visão das
ciências e tecnologias e suas aplicações no mundo em que vivemos.
INTRODUÇÃO
Este
projeto será realizado no 4º bimestre na escola onde os alunos
terão contato com uma infinidade de conceitos intelectuais,
procedimentais e atitudinais durante o estudo teórico, bem como
competências e habilidades no desenvolvimento de seus próprios
projetos e oficinas para concretização dos mesmos. Será também o
trabalho escolar eleito para ser apresentado no V Simpósio das TICs
em apresentação oral, junto a exposição de robótica que
acontecerá durante o evento.
PROBLEMA:
As
aulas de Robótica na sala de informática, se assemelham mais a uma
grande brincadeira desorganizada, com lixo espalhado por todos os
lados, e alunos revirando resíduos sólidos a procura de peças
desordenadas da desconstrução de equipamentos eletrônicos e
recicláveis que, a partir de uma invenção simbólica, produzida em
suas mentes, descritas num papel vão se harmonizando e se encaixam
para transformar seus projetos em realidade. Será que eles, neste
festival de ideias, ao colocarem suas construções mentais em
prática compreendem a complexidade dos conceitos teóricos
interdisciplinares? Que mudanças de hábitos e aquisição de
atitudes podem trazer? Quais são os benefícios desse trabalho?
MARCO
TEÓRICO
Robótica
é a ciência que estuda a construção de robôs. Historicamente há
razões para crer que teriam sido Ctesibius, um matemático e
engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria,
inventou uma série de instrumentos simples como a clepsidra ou
relógio de água, um dos primeiros sistemas criados pelo homem para
medir o tempo.
Heron
de Alexandria, geômetra e engenheiro grego contemporâneo a Cristo e
aos apóstolos. Seria autor de invenções na área da automação,
dentre estas, está a primeira máquina de vender bebidas da
história, instaladas nos templos religiosos, na qual os fiéis
colocava uma moeda, e recebia um jato de água benta.
O
célebre Leonardo Da Vinci ganha importância na robótica. Da Vinci,
cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor,
escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico é reverenciado até
os dias atuais por sua engenhosidade tecnológica. Um homem com
ideias muito à frente de seu tempo engendrou um helicóptero, um
tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, dentre
outros instrumentos que projetou. Porém um número relativamente
pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus
projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover
autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este
artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado
para entretenimento da realeza.
No
mundo da robótica, Jacques de Vaucanson, inventor e artista francês,
também se destacou. Em 1738, ele criou o primeiro robô funcional,
um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que se
alimentava. Após expor para sociedade as primeiras criações
robóticas, a tecnologia avançou a ponto das pessoas preverem o uso
das criaturas mecânicas como força de trabalho, as respostas
literárias ao conceito dos autômatos (robôs) refletiram o medo dos
seres humanos, de serem substituídos por suas próprias criações.
Enquanto
na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na
realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para
industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F.
Engelberger, engenheiro e empresário considerado o "pai da
robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate.
Este robô foi vendido para General Motors, passando a trabalhar na
linha de montagem em Nova Jersey, em 1961. George DeVol, expondo que
este e Joseph F. Engelberger trabalharam em conjunto na estruturação
do primeiro robô fabril.
A
partir de então, dissemina-se a robótica industrial como mecanismo
capaz de proporcionar as indústrias o aumento da produtividade e
melhorar a qualidade dos produtos, possibilitando a redução de
custos com o operariado. Porém há um ponto negativo nisso tudo. Ao
mesmo tempo em que a robótica beneficia as empresas diminuindo
gastos e agilizando processos, ele cria o desemprego pela
substituição do trabalho humano por máquinas.
Há
também alguns ramos da robótica que geram impacto social positivo.
Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser
humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros
tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução
de atividades específicas, preservando sua vida.
No
século XX, a partir dos anos 50, para sermos precisos, a Revolução
Industrial e o desenvolvimento tecnológico trouxeram muitas
inovações. Dentro deste contexto, é possível observar que na
robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e
utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo
com suas gerações tecnológicas.
Primeira
Geração
São
basicamente os braços robóticos industriais como o de Engelberg.
Seu movimento é programado previamente e realizam apenas a repetição
de uma sequência fixa de passos. Possuem sensores que adquirem dados
apenas do estado interno do robô. Para que sua programação seja
bem executada eles requerem um ambiente bem estruturado, com objetos
bem posicionados. Outro exemplo de robô desta geração eram os
braços para coleta de amostras submarinas.
Segunda
Geração
São
robôs dotados de sensores externos e internos, a programação
adotada permite que se adequem as situações nas quais tais
dispositivos se encontram. Nesta geração houve o advento do uso de
câmeras que capturam imagens as quais são comparadas com um banco
de imagens, sensores de luz, toque, peso, etc. Como exemplos temos os
robôs do tipo hover e os robôs montados com os kits mais comuns de
robótica educacional.
Terceira
Geração
É
composta por robôs dotados de Inteligência Artificial. Fazem uso de
mecanismos como visão computacional, reconhecimento de voz, e
simulação de comportamento humano ou animal – entre outras
características. Podem ser dotados de componentes físicos, ou se
apresentar apenas em mundos virtuais, como jogos de computador.
.
O desenvolvimento destas tecnologias vem gerando impactos ambientais.
Nesse contexto nasce Robótica educacional, termo
utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem
kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores
controláveis por computador e softwares que permitam programar de
alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Assim como também,
a construção de robôs com materiais de sucata que
vem gerando impactos ambientais. Os insumos usados para a produção
de componentes eletrônicos, quando descartados são nocivos ao meio
ambiente por serem compostos por metais pesados. O lixo tecnológico
e o lixo comum (periféricos de computadores, garrafas de plásticos,
carcaças de impressoras, pequenos rolamentos fios de cobre, vidros
metais, derivados de petróleo etc.), geram muitos resíduos sólidos
que não se decompõe em curto prazo.
Portanto,
reciclar torna-se uma alternativa “verde”. A reciclagem de
materiais comuns pode ser aplicada a muitas utilidades e, uma delas é
o cerne deste trabalho: produção de “brinquedos” e/ou robôs. O
objetivo em questão é desenvolver, construir, “brinquedos robôs”
usando materiais reciclados e componentes eletrônicos descartados.
A robótica educacional apresenta diversas aplicações para esse
fim, como também é um meio de despertar o educando aptidão para
ingressarem na área tecnológica, como também oportunizar a
abertura para uma nova consciência em relação à mudanças de
hábitos ecologicamente corretos para a sustentabilidade. O mundo
hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. “Logo o
estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar
horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais,
precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional
do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento
e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os
desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora
essas diversas competências no aluno”. (*Infoped).
Em
se tratando de crianças e adolescentes a robótica não desperta só
o prazer de conhecer, compreender,, descobrir, construir e
reconstruir, mas também a curiosidade para inventar, envolvendo o
processo de imaginar, raciocinar, pensar, planejar e depois criar.
“Aprende-se brincando, pela resolução de problemas concretos.”
(*Infoped),
Sendo uma atividade de
caráter científico, na robótica as crianças e jovens passam pelos
estágios de avaliação de situações e ideias, reflexão sobre o
que foram criadas simbolicamente com possibilidade de ação, de
forma lúdica, elas planejam e executam soluções para problemas
levantados.
No
âmbito educacional parnamirinense, a robótica é um estudo em
expansão. As escolas que estão iniciando trabalhos nesta área e
utilizam-na como recurso pedagógico já se percebe os efeitos
positivos proporcionados ao processo de aprendizagem pelo interesse
que desperta
no educando, principalmente aos alunos simpatizantes da mecatrônica.
Aumentando
o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas
disciplinas, a robótica educacional, tem despertado a atenção de
professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na
prática através da construção de maquetes e robôs, conceitos
apreendidos multidisciplinares nas aulas de informática.
VANTAGENS
PEDAGÓGICAS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: (*Infoped)
-
Propicia à imaginação, o desenvolvimento do potencial criativo através de atividades que permeiam uma melhor compreensão do mundo tecnológico que a cerca e que permitam também compreender a importância da ciência na vida diária.
-
Facilita a aprendizagem da ciência, despertando o interesse para que descubram o valor funcional da tecnologia facilitando posteriormente a aquisição de conhecimento de maior complexidade.
-
Formar no aluno habilidades favoráveis à troca e a inovações em ambientes tecnológicos interdisciplinares, através dos quais adquire cultura da eficiência e produtividade.
-
Propõe que os alunos adquiram técnicas de atividades científicas, dotando-lhes de rigor metodológico e flexibilidade intelectual, alimentando-se em sua capacidade de aprender a aprender.
-
Permite que o aluno tenha um melhor entendimento das relações que existem entre os avanços científicos, tecnológicos e os recursos humanos ao longo da história, compreendendo assim o valor acumulativo da ciência. Com alguns dispositivos tecnológicos de inventos antigos, transmitem seus valores ao integrar-se com outros inventos mais recentes.
-
Desenvolve hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado “saber” com o “saber fazer”, para que possa definir os conceitos de acordo com sua função dentro de um universo multidisciplinar.
-
Propicia a valorização do trabalho em grupo ao resolver situações problemáticas tecnologicamente reais, atuais e com significados que podem ser contextualizados com a realidade local.
-
Ajuda de maneira eficiente a auto exploração vocacional evitando priori que as crianças descartem as carreiras científicas por considerá-las equivocadamente distanciadas de suas atividades de seu cotidiano. (*Infoped)
OBJETIVO
GERAL
Intensificar
a prática pedagógica de educação ambiental com uso das novas
tecnologias de informação através de oficinas de Robótica,
reutilizando o lixo comum e digital nas atividades pedagógicas para
compreender os conceitos básicos da Robótica e Ciências afins,
Trabalho e Consumo e Meio Ambiente, como também um despertar da
comunidade escolar, pais e responsáveis, agentes cooperadores, no
cuidado e respeito ao meio em que vivemos e estimular aptidão para a
área Tecnológica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Desenvolver as habilidades mentais;
-
Identificar e potencializar habilidades;
-
Aprimorar a coordenação motora fina;
-
Aprender a trabalhar em equipe;
-
Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas;
-
Introduzir o conceito de robótica;
-
Desenvolver as capacidades de planejar, projetar e a metacognição;
-
Levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados;
-
Promover o estudo de conceitos em Ciências, Física, Biologia, Matemática, Geografia, História e Informática;
-
Oportunizar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente, trabalho e consumo responsável visando a sustentabilidade;
METODOLOGIA
A
Robótica Educacional é desenvolvida com lixo digital e reciclável,
adquirida pelos próprios alunos e professores, além e materiais
descartados da própria escola da seguinte forma:
-
Pesquisa de conceito e utilidade da Robótica através de vídeos, imagens da internet, slides e experiências de outros colegas;
-
Mostrar no cotidiano, exemplos da utilidade e importância da Robótica;
-
Desmonte de aparelhos tecnológicos como som, impressora, celulares, teclados, aparelho de DVD explorando as estruturas, sensores, motores, circuitos e chaves;
-
Trabalho em grupo partindo da elaboração preparação dos projetos a serem desenvolvidos nas oficinas de Robótica;
-
Possibilitar a compreensão funcionamento de órgãos do corpo humano, e o conhecimento do mundo dos micróbios;
-
Construção de protótipos de robôs a partir de caixas de papelão, Braço mecânico e elevador hidráulico, microscópio caseiro, parque de diversão, cidade iluminada, sistema de plantação vertical irrigada, carros motorizados, barco a vapor, carros movidos a ar, etc.
-
Socialização dos trabalhos por equipe.
-
Realização da I Mostra de Robótica na escola.
-
Produção de um telejornal para a apresentação dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
Avalia-se
trabalho pedagógico observando a participação ativa do educando,
no processo de construção do conhecimento teórico e prático
fazendo indagações e intervenções necessárias na busca das
respostas que precisamos para tornar viável e proveitoso o estudo,
no desenvolvimento de competências, habilidades e aptidões para a
mecatrônica, e mudanças de atitudes e hábitos em relação ao lixo
e ao meio ambiente.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A
escola pública oferece pouco investimento na área tecnologia
educacional. Analisando esse cenário, o projeto foi desenvolvido com
intuito de aplicar conhecimentos básicos sobre robótica educacional
e um maior aprofundamento sobre conscientização ambiental. Aliamos
robótica à educação buscando possibilitar uma maior interação
entre professor e aluno, onde ambos passam a ter um aprendizado
constante, de forma dinâmica, divertida e atraente, além de levar
para dentro da escola os princípios da ciência, da tecnologia e
sustentabilidade. O que nos surpreendeu neste trabalho foi constatar,
nos alunos que realmente se interessam por este ramo da ciência, que
eles sabem muito mais do que imaginávamos, chegando a alguns
momentos serem os instrutores no processo de construção dos robôs,
brinquedos e engenhocas e nos projetos que exigiram a construção de
maquetes e iluminação.
Em
entrevista com alunos, eles afirmaram que o projeto foi muito
proveitoso sob vários pontos de vista: No tocante ao meio ambiente
perceberam que o lixo reciclável pode ser reaproveitado na
construção de brinquedos feitos por eles mesmos, o que lhes deu
muito prazer, sobretudo o lixo eletrônico com o qual podem fazer
brinquedos com movimento utilizando pilhas e eletricidade.
REFERÊNCIAS:
Disponível
em: http://www.roboticanaescola.com.br/
Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível
em:
http://pt.slideshare.net/DanielleSouza5/oficina-de-robtica?next_slideshow=1
Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível
em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/
viewFile/3764/2730
Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível
em: http://robota.br.tripod.com/index_arquivos/page0001.htm
Acesso em 16/11/2014
Disponível
em: http://www.infopededu.com.br/index.php
Acesso em 16/11/14
Acesso
em 16/11/2014
Disponível
em: http://sp.steampunk.com.br/2010/07/16/os-milagres-de-heron/
Disponível
em:
http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf
Acesso
em 16/11/2014
Disponível
em: http://www.infopededu.com.br/robotica.php
Acesso em 16/11/2014
Março de 2013
Trabalho realizado com as turmas do 1º, 2º e 3º Ano
https://www.youtube.com/watch?v=z09oKCnX2xM
Abril - 2013
Vídeo - Emília descobre o segredo do
Popaye
Produção com o 1º, 2º e 3º Ano
Para visualisar clique aqui
https://www.youtube.com
/watch?v=U0qS79V4TTA
Abril - 2013
Vídeo - Emília descobre o segredo do
Popaye
Produção com o 1º, 2º e 3º Ano
Para visualisar clique aqui
https://www.youtube.com
/watch?v=U0qS79V4TTA
Maio/junho - 2013
Livro virtual - Pedrinho e o Saci
Trabalho realizado com os 3º ano A e B
Para visualizar clique aqui
https://www.youtube.com/editor?feature=mhsn
LIVRO VIRTUAL - Releitura da obra "Couro de Piolho"
de Luis da Câmara Cascudo
Realizado com as turmas de 4º e 5º anos
para visualizar clique aqui
http://www.youtube.com/watch?v=VwoKCBKK8cg&feature=youtu.be
5º Ano
E. M. BRIG. EDUARDO
GOMES
LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA: PROFESSORA JALDA
ATIVIDADE DO DIA DO
MEIO AMBIENTE - 05/05/13
TURMAS: 5º ANO
ALUNOS:
I – HIPERLINK:
a) Defina Meio
Ambiente CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
b) Quando e como foi
cria do dia do meio ambiente?
c) Q que é Poluição?
CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o
d) As regiões mais
poluídas do Brasil são estas abaixo: Baixe as imagens clicando nos
links:
1-
RJ = Região Metropolitana do Rio de Janeiro – poluíção
2- SP =Região de Cubatão – poluíção
3- SP = Região de Campinas – poluíção
Clique
aqui:
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/campinas-ja-concentra-mais-poluicao-que-a-capital-paulista-20110930.html
4- SP = Região Metropolitana de São Paulo - poluíção
5- PR = Região Metropolitana de Curitiba – poluição
JULHO/AGOSTO - 2013
2º Ano
Apoio pedagógico nos conteúdos de
Matemática: Adição e subtração
3º Ano
Desenvolvendo o projeto fábulas:
Leitura e releitura da história da cigarra e a
formiga
5º ano
2º Ano
Apoio pedagógico nos conteúdos de
Matemática: Adição e subtração
3º Ano
Desenvolvendo o projeto fábulas:
Leitura e releitura da história da cigarra e a
formiga
5º ano
Centenário de Vinícius de Moraes
Produções para o concurso de Poesia da TV Escola:
Pequenos leitores, futuros poetas
5º Ano A B e C
Produção de poesia
Eu sou Thyfanny, estudo o 5º ano B na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudamos a vida e obra de Vinícius de Moraes e relataremos nestes versos as suas origens para inscrever no Concurso Pequenos escritores futuros poetas, na 10ª Semana da poesia promovida pela TV Escola.
A gênese
Relataremos agora,
a vida
de um cidadão um artista brasileiro
do amor e da comunhão.
Falamos de Marcus Vinícius
da Cruz de Mello Moraes
nascido em outubro de 13
no Rio de Janeiro capital
durante a madrugada
sob forte temporal.
Clodoaldo Pereira Moraes
e dona Lydia Cruz Moraes
Seus amados pais:
deles herdou a veia artística
O pai, poeta e violinista
a mãe, uma boa e pianista.
Iniciou seus estudos
no bairro de Botafogo
era o primeiro aluno
na Escola Afrânio Peixoto
Ao terminar o primário
no ano de vinte e quatro,
logo se matriculou
No Colégio Santo Inácio
com Jesuítas estudou
os passos da vida artística
nesta escola iniciou.
Em vinte e nove,
o ginásio concluiu
daquele colégio partiu
rumando a Faculdade
de Direito do Catete,
pra servir a sociedade.
Para um jovem burguês
inteligente e abastado
que dominava o inglês
tudo é facilitado.
Vinícius foi contemplado
Com emprego federal
Ganhou do Conselho Britânico
uma bolsa de estudo
do outro lado do Atlântico.
Foi para Inglaterra
língua e literatura estudar
E em 41, volta a sua terra
foi fácil se empregar.
Um jovem de belos dotes
com um futuro promissor
na vida se lançava pois,
agora era doutor.
de um cidadão um artista brasileiro
do amor e da comunhão.
Falamos de Marcus Vinícius
da Cruz de Mello Moraes
nascido em outubro de 13
no Rio de Janeiro capital
durante a madrugada
sob forte temporal.
Clodoaldo Pereira Moraes
e dona Lydia Cruz Moraes
Seus amados pais:
deles herdou a veia artística
O pai, poeta e violinista
a mãe, uma boa e pianista.
Iniciou seus estudos
no bairro de Botafogo
era o primeiro aluno
na Escola Afrânio Peixoto
Ao terminar o primário
no ano de vinte e quatro,
logo se matriculou
No Colégio Santo Inácio
com Jesuítas estudou
os passos da vida artística
nesta escola iniciou.
Em vinte e nove,
o ginásio concluiu
daquele colégio partiu
rumando a Faculdade
de Direito do Catete,
pra servir a sociedade.
Para um jovem burguês
inteligente e abastado
que dominava o inglês
tudo é facilitado.
Vinícius foi contemplado
Com emprego federal
Ganhou do Conselho Britânico
uma bolsa de estudo
do outro lado do Atlântico.
Foi para Inglaterra
língua e literatura estudar
E em 41, volta a sua terra
foi fácil se empregar.
Um jovem de belos dotes
com um futuro promissor
na vida se lançava pois,
agora era doutor.
Eu sou Carol, estudo o 5º ano B na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudamos a vida de Vinícius de Moraes e relatarei nestes versos a sua vida artística.
Uma vida, uma poesia
Na vida artística
o poeta e letrista
viveu uma era mística.
E bastante produtiva.
O Vinícius compositor
compôs“Loira ou Morena”
uma canção de amor
debaixo da lua serena.
“Dor de uma Saudade”
“Canção para alguém”
composições apaixonadas
por ele vivenciadas.
Com Manoel Bandeira
Mário e Oswald de Andrade
com os três poetas brasileiros
Vinícius foi premiado
com o Prêmio Felipe de Oliveira
de melhor livro publicado.
Um poeta que passou
da poesia culta a popular,
tirou da vida o material
para criar e trabalhar
O poetinha até então,
era um poeta clássico.
De volta a sua nação
lá pelos anos cinquenta
abraça outra paixão
e a música movimenta.
Grava seu primeiro samba.
Sai “Orfeu da Conceição”
peça teatral premiada
em seguida publicada
na revista Anhembi.
E pra essa peça musicar
encontrou Tom Jobim,
em Copacabana a tocar
duas pessoas afins
Para a música popular.
Do movimento Bossa Nova
A pedra fundamental.
Foi com um LP garboso
gravação de Elizeth Cardoso.
Da música era tudo de bom
trazia no seu repertório
canções de Vinícius e Tom.
Participou de um show
de Dorival Caymmi
Vinícius colaborou
com o sucesso da vez
cantou na boate Zum-Zum
a música “Insensatez”.
E cantando com Toquinho
novos projetos a gravar
o consagrado poetinha
não parava de trabalhar.
Fez shows no Canecão
Compôs com Edu Lobo
tudo fazia por pura paixão.
o poeta e letrista
viveu uma era mística.
E bastante produtiva.
O Vinícius compositor
compôs“Loira ou Morena”
uma canção de amor
debaixo da lua serena.
“Dor de uma Saudade”
“Canção para alguém”
composições apaixonadas
por ele vivenciadas.
Com Manoel Bandeira
Mário e Oswald de Andrade
com os três poetas brasileiros
Vinícius foi premiado
com o Prêmio Felipe de Oliveira
de melhor livro publicado.
Um poeta que passou
da poesia culta a popular,
tirou da vida o material
para criar e trabalhar
O poetinha até então,
era um poeta clássico.
De volta a sua nação
lá pelos anos cinquenta
abraça outra paixão
e a música movimenta.
Grava seu primeiro samba.
Sai “Orfeu da Conceição”
peça teatral premiada
em seguida publicada
na revista Anhembi.
E pra essa peça musicar
encontrou Tom Jobim,
em Copacabana a tocar
duas pessoas afins
Para a música popular.
Do movimento Bossa Nova
A pedra fundamental.
Foi com um LP garboso
gravação de Elizeth Cardoso.
Da música era tudo de bom
trazia no seu repertório
canções de Vinícius e Tom.
Participou de um show
de Dorival Caymmi
Vinícius colaborou
com o sucesso da vez
cantou na boate Zum-Zum
a música “Insensatez”.
E cantando com Toquinho
novos projetos a gravar
o consagrado poetinha
não parava de trabalhar.
Fez shows no Canecão
Compôs com Edu Lobo
tudo fazia por pura paixão.
Eu sou Bruna, estudo o 5º ano B na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudamos a vida de Vinícius de Moraes e relatarei nestes versos a sua vida profissional para inscrever no Concurso Pequenos escritores futuros poetas, na 10ª Semana da poesia promovida pela TV Escola.
Profissões de um poeta
Depois que se formou
oportunidades, bons salários
ele muito trabalhou
no Instituto dos Bancários.
Foi Crítico de cinema
do jornal “A Manhã”,
colaborou na Revista Clima,
volta e meia com a arte
que era sua sina.
Vinícius em quarenta e três,
foi num concurso aprovado
no Ministério do Exterior
exerceu postos diplomáticos.
Ocupou o vice-Consulado
em Los Angeles, Paris e Roma
onde encontrava o escritor
Sérgio Buarque de Holanda.
Era boêmio, e a boemia
curtia, amava e vivia
esta vida contrastava
com a diplomacia
que a Ditadura reprimia.
O AI-5 não permitia
um diplomata da ditadura
ser um gênio da poesia
da música e literatura.
No ano de sessenta e oito,
do cargo era afastado,
de forma compulsória
um homem aposentado.
Viveu paralelamente
entre a arte e a profissão
entre sonho e realidade
o trabalho e a paixão.
No ano de 98
Vinícius foi anistiado
no Itamaraty reabilitado
Pos mortem homenageado
ao cargo de embaixador
o poetinha foi elevado.
Eu sou Moisés, estudo o 5º ano na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudando sobre a vida do poeta Vinícius de Moraes relataremos a sua partida para a paz celestial.
Um homem, um mito
Casou-se por nove vezes
com nove mulheres belas
se via nos olhos dele
cada uma a Cinderela.
Tom Jobim incomodado
se pois então a perguntar
meu amigo quantas vezes
tu pretendes se casar?
O poetinha com um sorriso
respondeu no improviso
não te preocupes, amigo
mas, quantas vezes precisar.
De todas as relações
vieram cinco herdeiros
Georgiana e Luciana
o varão chamado Pedro
Maria e Susana a última e a primeira.
No ano de setenta e nove,
em plena atividade
quando voltava da Europa
sofre uma fatalidade.
O poeta passa mal
a bordo do avião
foi isquemia cerebral.
Ao chegar a sua terra
foi levado ao hospital
precisou de cirurgia
para a instalação
de um dreno cerebral.
Vinte dias internado
Vinícius sai do hospital
vai pra casa sequelado
a vida segue normal.
Apesar de previsível
a morte do poetinha
foi de forma imbatível.
Veio inesperadamente.
Foi dia nove de julho
Do ano de oitenta
despido de vestimentas
na banheira a se banhar,
de um edema pulmonar.
Vai-se o homem
permanece o mito
do poeta e compositor
pelo que deixou escrito.
Inconstante no amor
amante da poesia
vivia o que escreveu
escreveu o que sentia.
O que ele não sabia
era que a sua obra
o imortalizaria.
oportunidades, bons salários
ele muito trabalhou
no Instituto dos Bancários.
Foi Crítico de cinema
do jornal “A Manhã”,
colaborou na Revista Clima,
volta e meia com a arte
que era sua sina.
Vinícius em quarenta e três,
foi num concurso aprovado
no Ministério do Exterior
exerceu postos diplomáticos.
Ocupou o vice-Consulado
em Los Angeles, Paris e Roma
onde encontrava o escritor
Sérgio Buarque de Holanda.
Era boêmio, e a boemia
curtia, amava e vivia
esta vida contrastava
com a diplomacia
que a Ditadura reprimia.
O AI-5 não permitia
um diplomata da ditadura
ser um gênio da poesia
da música e literatura.
No ano de sessenta e oito,
do cargo era afastado,
de forma compulsória
um homem aposentado.
Viveu paralelamente
entre a arte e a profissão
entre sonho e realidade
o trabalho e a paixão.
No ano de 98
Vinícius foi anistiado
no Itamaraty reabilitado
Pos mortem homenageado
ao cargo de embaixador
o poetinha foi elevado.
Eu sou Moisés, estudo o 5º ano na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudando sobre a vida do poeta Vinícius de Moraes relataremos a sua partida para a paz celestial.
Um homem, um mito
Casou-se por nove vezes
com nove mulheres belas
se via nos olhos dele
cada uma a Cinderela.
Tom Jobim incomodado
se pois então a perguntar
meu amigo quantas vezes
tu pretendes se casar?
O poetinha com um sorriso
respondeu no improviso
não te preocupes, amigo
mas, quantas vezes precisar.
De todas as relações
vieram cinco herdeiros
Georgiana e Luciana
o varão chamado Pedro
Maria e Susana a última e a primeira.
No ano de setenta e nove,
em plena atividade
quando voltava da Europa
sofre uma fatalidade.
O poeta passa mal
a bordo do avião
foi isquemia cerebral.
Ao chegar a sua terra
foi levado ao hospital
precisou de cirurgia
para a instalação
de um dreno cerebral.
Vinte dias internado
Vinícius sai do hospital
vai pra casa sequelado
a vida segue normal.
Apesar de previsível
a morte do poetinha
foi de forma imbatível.
Veio inesperadamente.
Foi dia nove de julho
Do ano de oitenta
despido de vestimentas
na banheira a se banhar,
de um edema pulmonar.
Vai-se o homem
permanece o mito
do poeta e compositor
pelo que deixou escrito.
Inconstante no amor
amante da poesia
vivia o que escreveu
escreveu o que sentia.
O que ele não sabia
era que a sua obra
o imortalizaria.
TV ESCOLA - CONCURSO
Participe do concurso Pequenos Leitores Futuros Poetas e faça parte da 10ª Semana de Poesia da TV Escola!
Inspire-se no universo de Vinícius de Moraes, reúna um grupo de até 4 pessoas, produza um vídeo de até 2 minutos e envie para tvescola.videos@mec.gov.br
Acesse http://semanadepoesiatvescola.blogspot.com.br/ para conferir as demais regras, premiação e dicas para sua produção. Inscrições até 16 de agosto.
VISITE O SITE PARA SABER MAIS SOBRE O REGULAMENTO
http://semanadepoesiatvescola.blogspot.com.br/
DIA DO AMIGO
http://www.youtube.com/watch?v=LfPU74wH9JA
JALDA - PROF.ª DE INFORMÁTICA
EMBEG
E. M. BRIG. EDUARDO
GOMES
LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA: PROFESSORA JALDA
ATIVIDADE DO DIA DO
MEIO AMBIENTE - 05/05/13
TURMAS: 4º ANO
ALUNOS:
I – HIPERLINK:
DEFINA
a) Meio Ambiente
CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
b) Quando e como foi
cria do dia do meio ambiente?
c) Q que é Poluição?
CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o
d) Quais são os rios
mais poluídos do Brasil? CLIQUE AQUI:
e) Baixe as imagens:
clique aqui:
http://www.aneam.org.br/noticias/destaque/648-ibge-apresenta-ranking-dos-10-rios-mais-poluidos-do-brasil
JUNHO - 3013
PROJETO ANUAL DE LEITURA 4º E 5º ANOS
VISITA À CASA CÂMARA CASCUDO
MEMORIAL CÂMARA CASCUDO
CULMINÂNCIA DO TRABALHO COM AS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO:
1º, 2º e 3º ANOS
CONHECENDO BLOG DA ESCOLA
JULHO DE 2013
LEITURA :
AGOSTO DE 2013
FOLCLORE
DIA DO SOLDADO
LEITURA
O SOLDADINHO DE CHUMBO
JOGOS EDUCATIVOS DE PINTAR
1º ANO
OUTUBRO - 2013
SEMANA DA CRIANÇA - DE 07 A 11/10
PROGRAMAÇÃO - TURNO MATUTINO:
Jogos interclasses - TORNEIOS - Profª Camila
Leitura na Praça - Profª Iara e Sr. Paulo
Salão de Jogos Jogos - Professores de sala de aula
Baile a fantasia - Professores de Sala de Aula e apoio pedagógico
Oficina de Artes - Profª Edjane
Oficina de Brinquedos - Projeto Petrobrás
Cinema - Profª Jalda
Bingo
Atividade livre e banho de bica
Show de Talentos
SEMANA DA CRIANÇA - DE 07 A 11/10
PROGRAMAÇÃO - TURNO MATUTINO:
Jogos interclasses - TORNEIOS - Profª Camila
Leitura na Praça - Profª Iara e Sr. Paulo
Salão de Jogos Jogos - Professores de sala de aula
Baile a fantasia - Professores de Sala de Aula e apoio pedagógico
Oficina de Artes - Profª Edjane
Oficina de Brinquedos - Projeto Petrobrás
Cinema - Profª Jalda
Bingo
Atividade livre e banho de bica
Show de Talentos
SALA DE CINEMA
PROFESSORA JALDA
BAILE A FANTASIA
OFICINA DE BRINQUEDOS
PROJETO PETROBRÁS
Jogos
Outubro - 2013
Releitura 3º A e B
Releitura 3º A e B
Releitura:
Os três porquinhos 30/10/2013
alunos Victor e Izaias
Era
uma vez tres poquinhos herito patrice e cicero. E resolverao
costruir
suas
casa. E cada um foi pra um lado, o primeiro poquinho . Em comtrou
babus costruio a sua casa
o
segundo poquinho fez sua casa de palha o teceiro poquinho; fez a
casa
de
tijolos
Fonte:
www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm
Releitura:
O pescador e o peixinho -30/10/2013
um
pescado estava pecando e, depois de horas de pescaria,conseguiu
apanhar um peixe muito piqueno.
O
peixinho lhe disse:
poupe
minha vida e joque me de novo no mar dentro de pouco tempo estarei
crecido e voce podera pescar um peixe grande.
O
pescado respondeu;
eu
seira o tolo se te soutasse porua pescaria incerta . . .
mais
vale seteza de do que hoje do que incerteza de amaiha;
nome
yuri e gabriel
Fonte:
/www.contandohistoria.com/o_pescador_e_o_peixinho.htm
dia
30/10/2013 - Releitura
O
pescador e pexinho
um pescador estava pescando e, depois de horas de
pescaria, conciguiu apanhar um peixe muito pequeno.
O
pexinho lhe dise: -poupe minha vida e me
jogue-me
de novo no mar. Dentro de pouco tempo estarei cresido e você
poderá pescar um peixe grande!
O
pescador respomdeu: eu seria um se te tolo soutase uma pescaria
incerta... “mais vale a certeza de hoje do que a
incertesa de amanhã.”
Pedro
3º ano A
Fonte:
/www.contandohistoria.com/o_pescador_e_o_peixinho.htm
Releitura:
o leão e o ratinho
era
uma vez um leão que estava com fome e encontrou um ratinho
e
queria come-lo ratinho falo não mim come senho leão. Um dia
eu posso te ajudar também.
Raquel
eunice
Releitura:
olileu
eo ratimho
o
lin ien e istava donimho e pason uma ratimho
posina dele
e
o leien a codo e pega o ratimho mais dechoi
eo ratimho foi
para
casa ma um dia o liien tava prezo moa radi de
casado e
o
liien tava prezo e o ratimho tava la e liu e roeu
a coda e o leien
saio
dare e oratimho e o leien ficarão filize para
sinpre.
O
liien a prandeu a aguda um a uzoto.
Ramom
3º B
Pedro
3º ano A dia30/10/2013
O
pescador e pexinho
um pescador estava pescando e, depois de horas de
pescaria, conciguiu apanhar um peixe muito pequeno.
O
pexinho lhe dise: -poupe minha vida e me
jogue-me
de novo no mar. Dentro de pouco tempo estarei cresido e você
poderá pescar um peixe grande!
O
pescador respomdeu: eu seria um se te tolo soutase uma pescaria
incerta... “mais vale a certeza de hoje do que a
incertesa de amanhã.”
Releitura
O
pescador e o peixinho
um
pescador estava pescando é depois de horas de
pescaria conceguiu apanha um peixe muito pequeno o
peixinho lhe disse; poupe minha vida e jogui-me no
mar dentro de pocos tenpos estarei crecido e vocé
podera pescar um peixe grande o pescador
respondeu; eu seria um tolo se te soutasse por ruma
pescaria encreta mais vale a cetesa de hoje do que a
inserteza de amanhaã fabula de
esopro;
Ana
Beatriz e Lidiane 3º A 30/10/13
Releitura
- O leão e o Ratinho
Alunos:jamyle
caroline e carlos andre – 30/10/2013
Era
uma vez um leâo e um ratinho um belo dia o leâo estava andando pela
floresta e estava procurando um canto para dormi e viu uma bela
arvore com uma sonbra enbaicho da arvore e deitoce para dormi ai
como o leâo dormia os ratinho saia todos os dias para brincar na
floresta ai eles estavam andando em fila para voutar para casa mas
todos conseguiram passa por sima do leâo menos um que o leâo
prendeu de baixo da pata o otimo ratinho e o ratinho emploro e
emplorou ate que o leâo souto-se ele ai como ele foi para a sua casa
no outro dia o caçador pegou o leâo e o ratinho estava passando
como viu o leão e o ratinho o salvou e fim
Releitura: O pescador
eo peixinho
nome: luana
karoline helen 3º ano a - 30 10 2013
era uma ves um
pescador que ele pescou um peixe muito peixe muito pequeno de
mais eque o pescador disse voce e muito pequeno de mais e
o peixinho dice me jogue no rio eo pesgador dice a não
vol jogar voce não eo peixi dicce sse se voce me jogue porque
sse voce me jogar au vou crecer mas opesca dor disse não
vol jogar voce não fim
escola municipal brigadeiro eduardo gomes
minha professora de
enformatica jauda jauda
fim
fim fim fim fim fim
Releitura:
Yuri
e Cleiton
3º
ano B - 30/10/13
o leão e o ratinho
era uma vez um leão andando pela a floresta
o leão estava morto de fome cuando si deito debaixo de
uma
árvore e pasou um grupo de ratinhos cuando o leão si
levantou e pego um dos ratos e o ratinho comedo que
o leao comece ele
Yuri
e Cleiton
Releitura:
o
leãol e o ratinho
Hugo
e eric 30/10/2013
era
uma veis o leão detado e pachu da arvori
e
um monte de ratinho pasarom no leão nascosta
e
um ficol prezo na pata sozinho e o leãol acodol
e
fes sel huivo auto e falo para o ratinho e leão
peso
não esto comfome e tamo o leão dise pode ir
embora
emtão um dia o leão foi pego por um
carsador
e fico preso na armadilha do carsador
o
ratinho escutol o ruivo do leãol e foi la corremdo e chegol e o leão
dise socorrooo e
o
ratinho de presa roeo acorda e acorda torol
e
o leão saiu e agradesel muito
obrigado
Releitura:
Maria Eduarda e
Kalyne
data 30/10/2013
O pescador e o
peixinho
-Era uma veis
um pescado que um dia foi pesca no lago
pescou um
peixinho pequeno
e o peixinho dise - pouco a mia vida me jogi no
lago e poco
tepo vou querse e
voce vai pega um peixi gade.
FIM
quen escreveu
foi Kalyne e, Maria Eduarda do 3ano -a
Releitura:
Mariana
e caliene
3º
B – 30/10.13
O
Leão e o Ratinho
era
uma vez um ratinho que estava passiano na floresta
e um leão debaixo de uma árvore com
muita
muita fome e passaran 7 ratinhos um dos ratinhos ficou preso
nas garas do leão. O leão se acordo e pego o ratinho que fico
com muito medoe pediu pra o leão não devora ele que um dia o leão
podia precisa dele porque o tamanho não importa.
fim
Nenhum comentário:
Postar um comentário