Lab. de Informática

http://www.youtube.com/watch?v=VwoKCBKK8cg&feature=youtu.bediv class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
Laboratório de Informática
Professora Jalda - Turno Matutino
e Veruska - Turno vespertino

      Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.”
 Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – Salto para o futuro.



19 DE DEZEMBRO DE 2015
PARTICIPAÇÃO NO 4º CURTAPARNA

13 DE DEZEMBRO DE 2015


MOSTRA DE VÍDEO ESTUDANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES




JUNHO DE 2015

Aula de campo com os alunos do 9º Ano
com o projeto conhecendo Parmanirim








Agosto - 2015

Releitura da obra de André Neves

Sebastiana e Severina

http://pt.slideshare.net/jaldamaria/livro-digital-sebastiana-e-severin-e-book

https://www.youtube.co/watch?v=AYSoUhBqcC8






Adivinhas


O que é Folclore?

Folclore também é adivinhas:

 O que é  o que é?

1- O que o coelho quer mas  não quer ser?


2- O que é que só entra na capital amarrado?


3- Quem é que tem luz mas só vive no escuro?

4- por que  que o pintinho anda com a cabeça baixa?


5- Em que ilha os macacos gostariam de viver?


6- Por que o porco tem raiva do mecânico?


7- Qual é o peixe que não é casado?


8- Encontrei um burro morto de fome e sede, vendo a comida e  a água, o que ele preferiu?


9- O que devemos fazer quando um elefante espirra diante de nós?


10- Por que os pássaros voam para o sul noerno?

Julho - 2015


Projeto Meio Ambiente


Junho - 2015





Cantor e compositor Zé Barros



Maio -2015


04 a 08/05
Escola Mul. Brigadeiro Eduardo Gomes
Parceria da biblioteca com o laboratório de informática
Professoras: Jalda e Maria José
Turmas: 1º ao 5º Ano
Projeto de Leitura e releitura
Título:Quando o lobo tem fome
Período: 04 a 27/05

Justificativa
            Realizando um trabalho em parceria com a biblioteca “Vinicius de Moraes” realizamos um trabalho de releitura com as turmas do 1º ao 5º ano. Com o objetivo de criar nos alunos o gosto pela leitura e construir significados do texto que dê respaldo para assimilação de valores para a vida.

Objetivos
Promover a leitura prazer e exercício da  escrita de diversos gêneros textuais, no intuito de motivá-los a ler e a escrever prazerosamente, discutir assuntos que compõem o livros e a interpretação e análise e releitura dos mesmos. Dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção dos respectivos gêneros eleitos, fazendo uso da língua culta, ampliando o vocabulário linguística, e principalmente, despertar o gosto pela leitura. 
Objetivos específicos:
·                     Desenvolver no aluno o gosto pela leitura;
·                     Dar condições para que o aluno faça suas produções de forma espontânea;
·                     Aperfeiçoar quanto à produção de textos em geral;
·                     Estimular os alunos a fazer correção dos textos produzidos;
·                     Compreender as leituras inicial e as leituras produzidas;
·                     Desenvolver a autonomia para a escrita escrita e raciocínio lógico;
·                     Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;

Desenvolvimento:
·                     Ler para as crianças mostrando que a leitura é um ato prazeroso;
·                     Interpretação da leitura observando imagens e dando continuidade a uma história;
·                     Comentários em sala a leitura realizada;
·                     Criação fichas de leitura conhecendo os autores, ilustradores, tradutores e editoras textos observando imagens ou dando continuidade a uma história;
·                     Produção um livro coletivos, com a participação de todos, a partir da leitura e compreensão do texto original;
·                     Produção de resumos do texto original
·                     Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção.





2- FICHA DE LEITURA

NOME: Bianca, Karla Cassiane, Maria Luíza.
TURMA:5º ano B
DATA:14 de maio.

FICHA TÉCNICA DO LIVRO
 TÍTULO: Quando o lobo  tem fome
 AUTORA: Chistinen Naumann
 ILUSTRADOR: Kris di Glacomo
EDITORA: BERLENDIS E VETECCHIA

ARGUMENTO
Assunto:O  lobo está com fome então ele decide que quer comer um coelho. Então ele não conseguiu, pois todos estavam pedindo emprestado suas  coisas.
Espaço: na floresta e na cidade

Tempo: Domingo de manhã

Personagem preferido;  loba

APRECIAÇÃO GERAL DO LIVRO /HISTÓTIA
(x) divertido                   (x ) Interessante     (    ) 0 Misterioso
(x  ) Fácil de ler               (    ) Intrigante          (    ) difícil de compreender
(    ) Emocionante  b        (    ) monótono         (X  )  Engraçado
( x  ) Ilustrações atrativas (    ) Confuso           (X    )  Ilustrações pouco atrativas 5º Ano B


1- RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME
NOME:  Danilo, Matheus, Kenny RyanTURMA: 4ª A - 15/05/2015

            Era uma vez um lobo que tava com fome e ele não queria um coelho qualquer ele queria um coelho urbano e ai ele foi ate a cidade com a faca  de bicicleta chegou em um prédio na cidade elevador  e deixou a faca ai a perua pegou a faca e falo eu ta
va  precisava para corta bolo ai ela precisava da faca ai teve uma festa  ai lobo foi  mora lá.

FIM

2- RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME (corrigido)
NOME: Danilo, Matheus, Kenny  Ryan
TURMA: 4ª A – 15/05/2015

            Era uma vez um lobo que estava com fome. Ele queria comer um coelho, mas ele não queria um coelho qualquer ele queria um coelho urbano que tinha carne saborosa, porque só comia ração. Então, ele foi até a cidade de bicicleta levando uma faca. Quando chegou ao prédio onde morava o coelho tomou o elevador  deixando a faca. A  perua pegou a faca, pois  estava  precisando para corta bolo lá na festa  que os moradores iriam fazer. O lobo foi na festa depois foi  mora no prédio também.

FIM

RELEITURA: QUANDO O LOBO TEM FOME
Alunos: Ramon  e Yuri – 5º B
            ERA  UMA  VEZ  UM  LOBO QUE ACORDOU COM  FOME  E  FOI  NA  CIDADE  PARA  VER  SE  PEGAVA  UM  COELHO.  MAS,  QUANDO  O LOBO  CHEGOU  ELE  ENTROU  NO  ELEVADOR  E  QUANDO  SAIU ESQUECEU  A  SUA  FACA  LÁ DENTRO.  E FOI   ASSIM  POR  MUITO  TEMPO.  MAS,  ELE  FOI  NO  TERRAÇO  TINHA  UMA  FESTA ELE  PARTICIPOU.

CORREÇÃO: RELEITURA: QUANDO O LOBO TEM FOME
Alunos: Ramon  e Yuri – 5º B
            ERA  UMA  VEZ UM  LOBO  QUE ACORDOU  COM  FOME  E  FOI  NA  CIDADE  PARA  VER  SE  PEGAVA  UM  COELHO. MAS, QUANDO  O LOBO  CHEGOU  LÁ NA CIDADE,  ENTROU NO CONDOMÍNIO E DIRIGIU-SE AO PRÉDIO ONDE MORA O COELHO. TOMOU  O  ELEVADOR  E  QUANDO  SAIU  ESQUECEU  A   FACA QUE LEVAVA PARA CORTAR A CARNE DO COELHO. DEU TUDO ERRADO EM TODAS AS TENTATIVAS PARA PEGAR O COELHO.
            RECADO  NA  PORTA INFORMANDO QUE ESTAVAM NO TERRAÇO DA COBERTURA DO PRÉDIO. O LOBO SUBIU  PARA  LÁ. CHEGANDO NO  TERRAÇO  TINHA  UMA  FESTA  E ELE  PARTICIPOU.  

RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME
         Era uma vez  um lobo chamado Edmundo Bigfuça que estava morrendo de fome. Ele estava com vontade de comer um coelho macio, branco como neve. Foi pra cidade para caçá-lo. Seguiu para o prédio e ele levou consigo uma faca.  Quando ele saiu do elevador ele esqueceu a faca e a perua  pegou. Depois ele pegou uma corda e o gambá pediu a corda emprestada. Então, foi em casa e  trouxe uma churrasqueira. Foi quando encontrou Mirete, uma  loba que morava no prédio. Quando ela viu a churrasqueira foi logo pedindo emprestado. Era para o churrasco vegetariano que iriam fazer, logo mais, no prédio. O lobo já pensava em desistir do coelho, quando viu o recado na porta do apartamento do coelho informado que estava no telhado. Chegando lá, o lobo descobriu outro modo de vida totalmente diferente do seu. Ficou na festa comeu com os outros animais e tornou-se vegetariano se mudou para a cidade e foi morar com a loba Mirete, e virou presidente da associação da comunidade.                            
FIM    


RELEITURA: QUANDO O LOBO TEM FOME -(corrigido)
            Um  lobo   foi até  a  cidade, ele queria comer um coelho urbano que só come  ervas. Mas  sempre   a aparecia   alguém  para  atrapalhar. Pediam tudo que o lobo trazia  mais  o  que   o lobo  não  sabia   que  eles   tavam   fazendo   uma  festa no telhado. 

RELEITURA:QUANDO O LOBO TEM FOME
Autor:Cauã -Editor:Rafael Ricco 3º B

            Edmundo BigFuça e um lobo solitário que vive na floresta. Um dia ele acordou e ficou com vontade de comer um coelho urbano.
            Só que o coelho urbano ele tinha Vizinhos e lobo teve que ir La na cidade e subiu no prédio Para pegar o coelhinho que  Esta lá em cima. O que ele esperava encontrar lá? Bom ele subiu com uma faca.
            E de repente deixou a faca no Elevador e foi buscar. Mas, um peru que já tinha pegado a faca e o lobo falou – ei essa faca e minha - E o peru falou depois - a então pode me emprestar para cortar o bolo – e o lobo falou depois - a está bem – e ele foi lá na casa dele. E pegou uma moto-serra e subiu no prédio de novo e encontrou um gambar disse - Posso pegar essa moto-serra - Emprestada e o lobo depois disse – ta bem pode – e depois ele foi na casa dele  de novo e pegou uma corda e subiu no prédio de novo e encontrou um urso e o urso falou - posso pegar essa corda – e o lobo depois falou – ta bem pode – e depois ele subiu no prédio todo sem nada e quando subiu viu todo mundo do prédio e ele virou renomeado de presidente De Boa Vizinhança e fizeram uma festa com churrasqueira e um bolo. a faca era para cortar o bolo e ele não quis mais comer o coelho e ele encontrou uma loba na festa e viveram felizes para sempre fim.

QUANDO O LOBO TEM FOME (corrigido)
Autor: Mateus e Chauã.
3º B - 19/05/15

            Edmundo Bigfuça é um lobo que vive  solitário em sua cabana na floresta,   até que um dia acordou com vontade de comer um coelho urbano. Então ele pegou sua bicicleta e foi até a cidade tentar saborear um. Chegando lá, Edmundo Bigfuça percebeu que se um coelho é urbano, ele possui vizinho, e que matar sua fome vai ser muito mais dificil do que ele imagina.

RELEITURA: QUANDO O LOBO TEM FOME
RAISSA  3º B
Era uma vez um lobo que se chama Edmundo Bigfuça. Um dia o lobo estava com fome e foi caçar um coelho,  mas as pessoas pegam todas as coisas na mata, Mas o lobo queria um coelho da cidade e começou a se preparar para fazer o churrasco de coelho. Quando o lobo  conseguiu chegar na casa do coelho ele viu um papel escrito estou no teto o lobo então, foi pro teto  no teto..
FIM

ABRIL - 2015

Plano de aula sobre a água:
Escolas Municipais Brigadeiro Eduardo Gomes
Data: 20 a 30/04
Duração: 04:30 horas – turmas 1º ao 5º Ano
Professores: Jalda
Disciplina: Ciência
Temas Transversais- Saúde e Meio Ambiente
Tema: Uma armadilha para o mosquito transmissor da Dengue

Objetivos:
·         Discutir sobre as causas e consequências para a saúde e sociais da dengue.
·         Relacionar o vírus ao Aedes Aegypti, tratando  dos sintomas da doença e da contaminação.
·         Analisar as condições ambientais que contribuem para disseminação da doença.
·         Conhecer  formas simples de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Conteúdos:
·         Aedes Aegypti e a Dengue
·         Ciclo de vida do mosquito
·         Acondicionamento da água e do lixo doméstico

Metodologia:
·         Conversa com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue.
·         Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber.
·         Sensibilizá-los com um vídeo sobre a doença.
·         Promover uma discussão sobre o ciclo da vida do mosquito e sobre a Dengue.
·         Responsabilidade de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc
·         Construção de uma armadilha para captura do mosquito transmissor interrompendo o ciclo reprodutivo do mosquito.
·         Seção de vídeo para sensibilização da turma:
Animação: Sai fora Dengue
https://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w

Avaliação
Ocorrerá  no decorrer da aula pela observação  das competências e habilidades adquiridas  no desenvolverem das atividades, dos registros, desenhos  e habilidades para a construção  da mosquitérica.

 Ações
1ª atividade
Roda de conversa

1 – Vocês conhecem uma doença chamada dengue?
2- Algum de vocês já ficaram doente de dengue?
3-  Se tiveram, o que sentiam?
4- O que mais querem saber sobre dengue? (listar abaixo)

2ª Atividade
Conceitos
O que  é  Dengue?
            É  uma doença grave causada por um vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Características do mosquito transmissor da dengue:
            O Aedes aegypti é um pouco menor que um pernilongo comum, preto, com manchas brancas no corpo e nas patas. Reproduz-se em água parada. Não faz zumbido e se alimenta, principalmente durante o dia.




Conhece as formas de prevenção da Dengue:
·         Mantenha sua caixa d’água sempre fechada;
·         Guarde os pneus velhos em um lugar coberto, abrigado da chuva;
·         Deixe a tampa do vaso sanitária sempre fechada. Em banheiros pouco utilizados dê descarga pelo menos uma vez por semana;
·         Não deixe  água acumulada e parada em nenhum lugar da casa;
·         Mantenha as garrafas, vasos de plantas e baldes sempre de boca para baixo;
·         Tire sempre a água acumulada nas folhas das  plantas e não jogue lixo na rua;
·         Receba os agentes de endemias na sua casa;

3ª Atividade (oral 1º 2º e 3º- escrita 4º e 5º Ano)
Marque as medidas preventivas para combater a Dengue :
1 (   ) Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2(   ) Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 (   ) Jogue lixo em terrenos baldios.
4 (   ) Guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 (   ) Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 (   ) Encha os pratinhos ou vasos de planta com água até a borda.
7 (   ) Se for guardar pneus velhos em casa,  mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 (   ) Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9(   )Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 (   ) Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

4ª Atividade
Dividir a turma em quatro grupos para:
1-      Baixar panfletos  de combate a dengue para distribuir na escola e na comunidade: 3º 4º e 5º Ano)
   

2-      Produzir panfletos com formas de combate a dengue: (1º e 2º Ano)


3-      Construir com os alunos uma armadilha (mosquitérica) para captura do mosquito transmissor, de maneira a interromper o ciclo reprodutivo

4-      Fazer uma paródia com a música “A Casa” de Vinícius de Moraes. (5º Ano)
Era uma casa

Minha casinha
Bem cuidadinha
 não guardo lixo
 água sem tampa
O tal mosquito
Lá não vai não
Pois não tem como
Proliferar.
Minha família
Não adoece
Com a tal dengue
Que é pra matar
Não temos febre
Nem dor no corpo
Nem dor nos olhos
Nem na cabeça.
Se os coleguinhas
Nos ajudar
Essa tal Dengue
Não vem pra cá!




Atividades complementares do período:
1-      Apresentação de Slides sobre o trabalho com vídeo na escola para todas as turmas;
2-      Programa de leitura na praça com a biblioteca para todas as turmas durante uma semana;
·         1º momento: Seção de vídeo no laboratório de informática
           - vida e obra de


Monteiro Lobato
           - Episódio: tia Nastácia vira criança
           - Desenho: O feitiço do visconde.
·         2º momento: realizar com a professora de leitura uma aula de campo do projeto leitura na praça onde foi lida a história: “Reinações de Narizinho”
3-      Intertextualidade com fábulas para os 3º e 4º anos com mídias diferentes:
·         A cigarra e a formiga - em vídeo
·         A cigarra e as três formiguinhas – animação e leitura compartilhada
·         Produzir um resumo das duas histórias extraindo a ideia central – em duplas.
4-      5º Ano – Fazer lembrancinhas para as mães com a professora Veruska.
5-      Limpeza dos micros –
1º  e 2º ano A e B –
Jogos Educativos – Atividades de alfabetização online: Língua Portuguesa
Passatempo educativo com as letras do alfabeto
            Matemática: Jogo Com Números.
         Digite o número que corresponde à sequencia correta.
          Exercícios para treinar o seu raciocínio lógico.
6-      3º Anos A e B - Matemática
Objetivo: treinar técnica de resolução de problemas de adição até três colunas e subtração de duas colunas.
Conteúdo: Adição e subtração
Metodologia: Atividades online  de adição e subtração para assimilação de técnicas de resolução das operações com reserva sem ouso de calculadoras.
Avaliação: observação do professor durante o desenvolvimento das atividades.apenas 10 alunos das duas turmas não conseguiram resolver as operações sem ajuda.
7-      Atividades online livre – entretenimento:

 Maio -2015


04 a 08/05
Escola Mul. Brigadeiro Eduardo Gomes
Parceria da biblioteca com o laboratório de informática
Professoras: Jalda e Maria José
Turmas: 1º ao 5º Ano
Projeto de Leitura e releitura
Título:Quando o lobo tem fome
Período: 04 a 27/05

Justificativa
            Realizando um trabalho em parceria com a biblioteca “Vinicius de Moraes” realizamos um trabalho de releitura com as turmas do 1º ao 5º ano. Com o objetivo de criar nos alunos o gosto pela leitura e construir significados do texto que dê respaldo para assimilação de valores para a vida.

Objetivos
Promover a leitura prazer e exercício da  escrita de diversos gêneros textuais, no intuito de motivá-los a ler e a escrever prazerosamente, discutir assuntos que compõem o livros e a interpretação e análise e releitura dos mesmos. Dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção dos respectivos gêneros eleitos, fazendo uso da língua culta, ampliando o vocabulário linguística, e principalmente, despertar o gosto pela leitura. 
Objetivos específicos:
·                     Desenvolver no aluno o gosto pela leitura;
·                     Dar condições para que o aluno faça suas produções de forma espontânea;
·                     Aperfeiçoar quanto à produção de textos em geral;
·                     Estimular os alunos a fazer correção dos textos produzidos;
·                     Compreender as leituras inicial e as leituras produzidas;
·                     Desenvolver a autonomia para a escrita escrita e raciocínio lógico;
·                     Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;

Desenvolvimento:
·                     Ler para as crianças mostrando que a leitura é um ato prazeroso;
·                     Interpretação da leitura observando imagens e dando continuidade a uma história;
·                     Comentários em sala a leitura realizada;
·                     Criação fichas de leitura conhecendo os autores, ilustradores, tradutores e editoras textos observando imagens ou dando continuidade a uma história;
·                     Produção um livro coletivos, com a participação de todos, a partir da leitura e compreensão do texto original;
·                     Produção de resumos do texto original
·                     Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção.
 Avaliação:
     A avaliação é constante, levando em conta os registros de cada etapa do projeto.

Atividades coletivas:
1 – pesquisar desenhos na internet que venha de encontro à história;
2 – imprimir e pintar  os desenhos para reconstruir o livro;
3 – releitura oral do título Quando o lobo tem fome
4 -  reescrita da história de acordo com os desenhos baixados
5 – apreensão dos significados do texto
6 – preenchimento de uma ficha de leitura
7 -  produção de resumos pelos alunos do 4º e 5º ano
8 – publicação dos trabalhos.


MARÇO DE 2015

DIA 18: 1º ENCONTRO DO PROINFO:
LOCAL E. M. IVANIRA PAIZINHO
 PAUTA
  • Retrospectiva e avaliação de 2014
  • Os horários de atendimento do laboratório;
  • Calendário de atividades para 2015
  • Atribuições do professor regente de laboratório
  • Diário de bordo: Registro de Atividades e avaliações semanais desenvolvidas no laboratório/Blog da Escola.
  • Oficina sobre vídeo na escola
  • recomendações;
  • Contemplar o uso das tecnologias da informação e comunicação nos projetos políticos pedagógicos das escolas;
  • Retomada de estudos e debates para a construção da proposta curricular para uso das TICs na educação



Oficina sobre vídeo na escola

GRUPO 2

       1- Sabendo que o vídeo pode ser trabalhado em todas as etapas do processo de ensino, como podem ser utilizados como recursos pedagógico na sala de aula?


Podemos usar vídeos em sala de aula para:

  • Apresentar um tema ou conteúdo;
  • Sensibilizar e estimular o estudo
  • discutir e analisar a temática;
  • estimular a produção de vídeos protagonizado pelos alunos.

2 - Elabore uma situação didática (plano de aula) em que o vídeo será utilizado como recurso pedagógico na sala de aula.

PLANO DE AULA:

TEMA: Dengue
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciência e Arte
Turma 5º Ano
Período: 

Objetivo: Intensificar o conhecimento do aluno acerca da Dengue, forma de transmissão, sintomas nas diversas formas de manifestação da doença, profilaxia e por fim cuidados para evitar a proliferação da Dengue

Conteúdos Conceituais  
  • - os primeiros registros de dengue no mundo leitura de texto , imagens etc
  •  gráficos e mapeamento da dengue no município
  •  Incidência da doenças, óbitos e saúde pública frente ao problema;
  •  Aedes aegypti: um seríssimo problema de saúde - febre, infecção, hemorragia, exantemas
  •  Água, Lixo, esgoto   
  • Clima propício, - Tropical úmido     

Conteúdos Procedimentais
  • Levantar o conhecimento prévio
  • apresentação de vídeo sobre a dengue, sintomas, tratamento e formas de erradicação
  • Ocorrência da dengue no mundo subdesenvolvido
Conteúdos Atitudinais:
  • Levantar a incidência da dengue no bairro
  • Adquirir hábitos de higiene para evitar a proliferação do mosquito
  • informar a comunidade com  propagandas, panfletagem, visita a domicílio,
  • realização de mutirão de limpeza
  • tampar os reservatórios de água;
METODOLOGIA:
1- Apresentar o tema e objetivos da aula;
2- Sensibilizar com apresentação de vídeo
3- discussão sobre as formas de manifestação da dengue
4- Dengue hemorrágica
5- como se adquiri dengue
6- como se trata a dengue
7- como evitar a dengue
8- produção de texto sobre a dengue
9- transformar o texto em roteiro para produção de um curta metragem
10- produção de vídeos, fotos
11- edição de vídeo
12- culminância do trabalho com apresentação na escola.

AVALIAÇÃO:
     A avaliação será feita, mediante observação,  participação e assimilação por parte dos alunos, tanto do conteúdo em si, como da aprendizagem para uso das tics para produzir vídeos.


Natal, 08 de março de 2015












MARÇO 2014



FEVEREIRO DE 2014

OFICINA DE ROBÓTICA

com a PROFª ALEIKA

em 18/02/2014

Esta oficina foi oferecida pela equipe do 

PROINFO de Parnamirim - RN

Tereza Cristina

Pedro

Juliana

Russiane











ENCONTRO PEDAGÓGICO NA ESCOLA - 20 E 21/02



CHÁ







CARNAVAL NA ESCOLA DIA 28/03





PROFª ISABELA


DIA DAS MÃES - 2014














OFICINA DE ROBÓTICA

E. MUL. EVA LÚCIA

REGENTE: PROF. LUCIANO


PRODUÇÃO DOS ALUNOS





EQUIPE DE TRABALHO - PROINFO



I EXPOSIÇÃO DE ROBÓTICA NA ESCOLA

Desenhando o croqui do Robô





PESQUISA





ROBÔ PAPAI  NOEL

  

ROBÔ RECEPCIONISTA - BIANCA


EDJANE BIANCA JALDA 

ROSELIS BIANCA E EDJANE


MICRÓSCÓPIO CASEIRO
SITE: MANUAL DO MUNDO



PROJETOR DE VÍDEO COM CELULAR EM CÂMERA ESCURA

CINEMINHA ARTESANAL


PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS
1º AO 5º ANO


























CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DA I EXPOSIÇÃO DE ROBÓTICA DO EMBEG

PREFEITURA DE PARMNAMIRIM
SECRETAIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
RUA AVELÓS, S/N NOVA PARNAMIRIM
PARNAMIRIM – RN






PROJETO POESIA: CRIANDO POESIA BRINCANDO COM AS PALAVRAS






Professoras Regentes do Laboratório de Informática:
Jalda Maria Pinheiro Cavalcante
Veruska Granja

Público Alvo:
Alunos do 1º ao 9º Ano






PARNAMIRIM/RN
MARÇO/14


JUSTIFICATIVA
Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos, e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde se pode afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.

OBJETIVO GERAL
  • Familiarizar o educando com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir e produzir poemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia
  • Conhecer a estrutura textual em questão;
  • Ampliar o repertório literário;
  • Recitar poesias explorando os recursos da oralidade;
  • Observar a sonoridade das palavras;
  • Pesquisar sobre o gênero textual;
  • Compreender a entonação em cada verso
  • Despertar o prazer pela leitura
  • Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infantil e juvenil
  • Conhecer e valorizar os poetas regionais.
CONTEÚDOS
Leitura
  • Característica do gênero textual: poesia
  • Pesquisa
  • Produção de texto e ilustração
  • Revisão coletiva (duplas) de texto
  • Revisão de textos produzidos
METODOLOGIA
Trabalho realizado numa parceria entre a Biblioteca, o Laboratório de Informática, Ensino da Arte, e os professores de sala de aula para conhecer o gênero literário poesia, os tipos de poesia, fazendo um percurso por vários autores, mas enfatizando a poesia das poetisas regionais Fátima Mota e Terezinha Martins.
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto;
  • Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
  • Seleção de autores e poesias para trabalhar com os alunos;
  • Organização de murais com poesias produzidas pelos alunos;
  • Declamação de poesias:
  • Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando os diversos tipos de estrutura textual;
  • Organização de poemas gravados pelos alunos;
  • Pesquisa na internet de poesias infantis e juvenis e seus autores.
PRODUTO FINAL
  • Sarau de poesias pelos alunos com a presença da poetisa Fátima Mota;
  • Declamação de poemas dos alunos e de outros autores
  • Publicação de folhetos com as produções dos alunos.
AVALIAÇÃO

Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.
RECURSO IMPRESSOS
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, e material de suporte: caderno, lápis, folhas de ofício, cartolina, giz de cera entre outros.
TECNOLÓGICOS
Computadores, impressora, internet, máquina fotográfica, caixa de som.

REFERÊNCIAS DA WEB

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

1º ao 5º
No 1º e 2º Ano, as atividades desenvolvidas: Conhecer Fátima Mota e sua biografia, visitando o site recanto das letras para conhecer sua obra, Leitura e releitura de seus poemas, em apresentação eletrônica.


A partir do 3º Ano trabalhamos com leitura e produção de poesia conforme amostra das produções que se seguem:
ESCOLA MUL. BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
LABORATÓRIO DE INFRMÁTICA
REGENTE – JALDA – TURNO MATUTINO
DATA: 24/03/14
PRODUÇÃO DE POESIAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO EM SALA, DIGITAÇÃO E CORREÇÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

TEXTO ORIGINAL
ESTOU FUEZ

QUEM TEM
MUITOTO POUCO
O U QUASE
NADA
MERELE QUE
A ESCOLALHE
ADRA
HORIZONTES
EMILIA FARREIRO

DATA 24/03/2014

ESTOU FELIZ (CORRIGIDA)

QUEM TEM
MUITO POUCO
OU QUASE NADA
MERECE QUE
A ESCOLA
LHE ABRA
HORIZONTES

ALUNOS: BERNARDO, VIVIANE,GRAZIELLY E NATÁLIA COM AJUDA DE WALESKA
3º ANO 24/03/14

Produção de textos dos alunos do 4º e 5º Ano NO DIAS 13 E 14/03/14



Texto original
Título: mulheres
Autoria: calienea
A mulher é uma das mais dedicadas agente criança
a mia mae é dudo para mim,
i poriso que euagraadeço
ao senhor jesus


Texto corrigido
Título: Mulheres
Autoria: Caliana
A mulher é uma das mais dedicadas
Agentes da criança
A minha mãe é tudo para mim,
é por isso que eu agradeço
Ao Senhor Jesus


Texto original
TITULO: DIA ISPESIAU DA MULHE
Autoria:HERICK LOPES E ISAQUE GARCIA
AS MULHERES QUE FORAM ES CARVISADAS
POR HOMENS E POR MULHERES
TRABALHAVAM NOITE E DIA
NÃO TINHAM DESCANSO NEM TEMPO
PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS
NEM CUIDAR DE SUA CASA,
NEM PARA CUIDAR DELA MESM
UM DIA ELAS RESOLVERAM
ENFRENTAR A SITUAÇÃO
PROTESTAR CONTRA O PATRÃO
QUEMENTRAR EM GREVE
MASUNDIA OSOMENS PRENDERAO ASMULHERES NUMA FABRICAA E ATIRARO FOGO PORISO QUE EODIA INTER NASIONAO DASMULHER .

Texto corrigido
TÍTULO: DIA ESPECIAL DA MULHER
Autoria: HERICK LOPES E ISAQUE GARCIA
AS MULHERES QUE FORAM ESCRAVIZADAS
POR HOMENS E POR MULHERES
TRABALHAVAM NOITE E DIA
NÃO TINHAM DESCANSO NEM TEMPO
PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS
NEM CUIDAR DE SUA CASA,
NEM PARA CUIDAR DELA MESMA
UM DIA ELAS RESOLVERAM
ENFRENTAR A SITUAÇÃO
E PROTESTAR CONTRA O PATRÃO
QUEM SABE ENTRAR EM GREVE ...
MAS UM DIA OS HOMENS
PRENDERAM AS OPERÁRIAS
NUMA FÁBRICA E ATEARAM FOGO
NO DIA OITO DE MARÇO
É POR ISSO QUE ESTE DIA
É DEDICADO A MULHER
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Texto original
Titulo;á escola de mulher...; 13/03
Autoria: mariana heloiza silva de souza...;
A mulher e especial
por que ela e muito carinhosa
com as crianças
E minha mãe
é também pra mim,
A mulher qui eu mas gosto
mas no brasil todio
por que ela mim faz carinho pra mim
todo dia para mim,
ela é muito muito' especia
ela é o meu amor
o amor da minha vida
ela min deu a vida
coração da minha vida,
mamaẽ gosto muito de vc...
fim

Texto corrigido
Titulo; A escola de mulher...; 13/03
Autoria: Mariana, Heloiza Silva de Souza...;
A mulher é especial
porque ela e muito carinhosa
com as crianças.
E minha mãe
é também pra mim
a mulher que eu mas gosto
no Brasil todinho
porque ela faz carinho
todo dia para mim,
ela é muito muito' especial
ela é o meu amor
o amor da minha vida
ela me deu a vida
coração da minha vida,
mamãe gosto muito de você...
fim

TAUTOGRAMA: Texto Original
Título: Criança
Autoria: Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crizanto.

Criança , corre , cansada,
cantada, caindo , curtindo.
Cabeça-chata , cabeleira ,cabeluda.
Cabeça, chapéu, cafuné,
cassa, caça,caçadora , cacetada.
cafona , cafúne , caipira , calar
catapora , calça , calço , calculadora
calculo , caudeirâo , comida, câmera
camarâo , camisa , caminhoneira , cantiga
cabana , caça , caçada , caçador , carangueijo ,
cadeiras , cadeado, cadeira , cadeirinha , cadeneta ,
caderno , caixeiro , caixa ,, cafeteira , caixeira , casamento , corage, cauma , campo , caneta ,canal , caneco , canela , corrida , canto , cachorro , cantina , cantio , cantora, châo , cantora , capitulo , capitao , cama , caranbola , caramelo , contas ,
caragueijo , colego , carbonato , carboidrato , carater , careca, carioca , calicatura , carismo , carneiro , carisma, carneiro , cabrito , carta , carnaval , corista , casaco , cartao , casa cartorio , comquistra ,
fim

Texto corrigido
Título: Criança
Autoria: Jamyle Caroline Barros Ferreira e Maria Rita da Silva Crisanto.

Criança , corre , cansada,
Cantando, caindo , curtindo.
Cabeça-chata , cabeleira ,cabeluda.
Cabeça, chapéu, cafuné,
Cassa, caça, caçadora , cacetada.
Cafona , caipira , cultura
Calça, calço, calçado
Catapora , caxumba, caricatura
Criança come canjica, canela
Camarão, caranguejo, carambola,
Caramelo, confeitaria carboidrato.
Conhece caderno, caderneta
Caneta, cantina, copo, colégio
Casamento, cartório, casa, calma!
Camisola, camisa, casaco, cobertor,
Cadeado, cabana, campo,
Cachorro, carneiro, cabrito,
Caldeirão, comida, caldeirada
Cafeteira, café, cantina,
Cadeira, cadeirinha, cama.
Contas, calculadora, cálculo
Câmera, capítulo, canal,
Conto, cantiga, cantada
Corrida, coragem, caminhoneira,
Caixa, caixeira, cantora, capitão,
Carioca, carnaval, corista,
Caráter, carisma, conquista.
Fim


3- Escreva a sua poesia sobre: TEXTO ORIGINAL
Título:DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Autoria:Samira e Nicolle
Desfilam com glamur são
Inteligentes,
Armoniosas...

Isso sim elas são, sofrem
No parto no trabalho e na solidão
Tudo isso elas sofrem mas no seu coração
Entendem o que são.
Ricas pobres mas são especiais
Não tem tudo aquilo que tem direito mas mesmo
Assim aguentam calada mulheres devem ser respeitadas.
Casa carro isso tudo conseguem com seu esforço
Isso é um exemplo de tudo aquilo que com seu esforço conquistou.
Ouro não é o que precisam mas sim respeito
Não é desse jeito umilhadas que vão conseguir seu direito.
As vezes elas conseguem o seu direito mas mesmo assim não
Lassa seu respeito.

Desse jeito nunca esse mundo vai melhorar
As asas do nosso centimento nunca vai mudar.
Mas tenho fé que um dia vai melhorar
Umas historias boas vou poder contar de agumas mulheres
Lhe contar eu tenho esperança de que um dia vai melhorar.
Historias reais de mulheres guerreiras
Estudar, e de uma fabrica de tecidos de uma historia
Ruim tratar de nunca mais lebrar.


NO DIA 8 DE MARÇO DAS MULHERES TRATAR DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAM BEM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR.
FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS.
TEXTO CORRIGIDO
Título: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Autoria: Samira e Nicolle.

Desfilam com glamour são
Inteligentes,
Amorosas...

Isso sim elas são. Sofrem
No parto ,no trabalho e na solidão.
Tudo isso elas sofrem, mas no seu coração
Entendem o que são.
Ricas, pobres, mas são especiais.
Não tem tudo aquilo que tem direito, mas mesmo
Assim aguentam caladas. Mulheres devem ser respeitadas.
Casa, carro ... Tudo conseguem com seu esforço.
Isso é um exemplo de tudo aquilo que com seu esforço conquistou.
Ouro não é o que precisam. Mas, sim de respeito.
Não é desse jeito humilhadas que vão conseguir seu direito.
As vezes elas conseguem direitos, mas ainda
Lutam pelo respeito.

Desse jeito será que esse mundo vai melhorar?
As asas do nosso sentimento nunca vão mudar?

Mas tenho fé, que um dia vai melhorar
Uma historia boa sobre as mulheres vou poder contar.
Lhe contar! Eu tenho esperança de que muita coisa vai mudar.
Historias reais de mulheres guerreiras
Estudiosas ... E de uma fábrica de tecidos ... De uma história
Ruim. Tratar de nunca mais lembrar.


NO DIA 8 DE MARÇO COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHERES.TRATAREMOS DE LEMBRAR NÃO SÓ ESSE DIA, MAS TODOS OS DIAS RELEMBRAR. TAMBÉM DO DIA 8 DE MARÇO DE 1857 NUNCA MAIS LEMBRAR E SIM TODOS OS DIAS LEMBRAR NÃO DESSE DIA MAIS SIM OS OUTROS COMEMORAR.
FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS.


































Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597














PROJETO COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL










PROFESSORES:
Jalda e Veruska- Laboratório de informática
Edjane – Arte
Simone e Lúcia – Biblioteca
Roselis - Educação Física








Parnamirim – RN
Abril/2014


JUSTIFICATIVA
O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol. Isto tornou esse esporte o mais popular do nosso país.
Em ano de Copa do Mundo, especial em 2014, que a copa do mundo será realizada no Brasil, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os lugares.
Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre as crianças, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste período de Copa do Mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer o saber do povo, a cultura dos países que participarão da competição mundial de futebol, bem como a cultura brasileira em todas as regiões do Brasil.

OBJETIVO GERAL
  • Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, além de oportunizar o contato com as várias etnias e culturas de todos os continentes, valorizá-las e respeitá-las.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
  • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país;
  • Conhecer a história da bola, do futebol e de personalidades do futebol brasileiro;
  • Conhecer a história das copas do mundo;
  • Identificar as cidades sedes no Brasil e os estádios e os gastos para sediar uma copa;
  • Identificar cada país e os dias que jogam;


PERÍODO DE REALIZAÇÃO
  • Abril a junho de 2014
PÚBLICO ALVO:
  • Turmas do 1º ao 9º Ano
TEMAS TRANSVERSAIS
  • ÉTICA: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.
  • MEIO AMBIENTE: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da copa (pinturas enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
  • PLURALIDADE CULTURAL: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.


METODOLOGIA
  • Pesquisa
  • Leitura, debate
  • Problematização, jogos
  • Produção textual, músicas
  • Experiências, desafios
  • Murais e cartazes
  • Vídeos
  • Trabalho em grupo e individual
  • Produção de Histórias em quadrinhos, de poesia sobre bola jogo, copas
CULMINÂNCIA
  • Exposição dos trabalhos produzidos
  • Confecção de painel com notícias e assuntos relacionados á copa;
  • Jogos de futebol entre alunos da turma
AVALIAÇÃO
  • Observação direta e contínua da participação e interesse dos alunos durante a realização das atividades:
Produção no laboratório de informática, pesquisa,desenho pintura, recorte e colagem:











Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597














Festa Junina: um tributo a Dominguinhos






PROFESSORES:
Jalda e Veruska- Laboratório de informática
Edjane – Arte
Simone e Lúcia – Biblioteca
Roselis - Educação Física
Maria José – coordenadora pedagógica










Parnamirim – RN
Abril/201




Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”, marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 13/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 24 e 29, dias de São João e São Pedro. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Este ano, devido à copa do mundo, a escola estava de férias no período junino. Então comemoramos em julho, no dia 26, organizamos a festa na escola com danças, quadrilha, barracas com comidas típicas, jogos etc .

Conteúdos:
  • Origem das festas juninas
  • Vida e obra de Dominguinhos

Objetivos
Trabalhando o tema: Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da clientela quanto aos costumes e tradição das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, culminando na socialização dos alunos.

Objetivos Especificos:
  • Conhecer as características das festas juninas, em diferentes regiões do país;
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Metodologia
  • Músicas para danças e quadrilhas
  • Desenho, pintura e colagem;
  • Revistas para recortes;
  • Produção de enfeites para a sala e para a escola;
  • Brincadeiras
  • Comidas típicas;
Culminância:
  • Elaboração de murais e cenário de Festa Junina.
  • Festa Junina na escola homenageando Dominguinhos.
  • Música com sanfoneiro, quadrilha, danças
  • Barracas com comidas típicas, espetinho
Avaliação:
Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades.



Prefeitura Municipal de Parnamirim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Avelos, S/N, Nova Parnamirim, Parnamirim – RN
E-mail: cyberbrigadeiro@gmail.com - Fone: 3208 9597














EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E AMBIENTAL APLICADA A ROBÓTICA






PROFESSORES:
Jalda e Veruska- Laboratório de informática
Edjane e Kaênia – Arte
Lúcia – Biblioteca

PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 9º Ano













Parnamirim – RN
Abril/201
APRESENTAÇÃO
O projeto Robótica com lixo reciclável e digital busca despertar a curiosidade da nossa clientela formada por crianças, adolescentes e jovens para o conhecimento da Ciência e das novas tecnologias e a importância do aprendizado escolar dos através da Robótica educacional, usando uma metodologia que auxilia a compreensão de diversos componentes curriculares e temas transversais a partir de atividades educacionais, teóricas e práticas, para a construção dos conceitos da Física, Química, Matemática, História, Geografia e Arte, de sustentabilidade no mundo do trabalho e do consumo e do respeito e convivência do homem com a natureza. Sob essa ótica a Robótica educacional permitirá ao aluno uma ampla visão das ciências e tecnologias e suas aplicações no mundo em que vivemos.
INTRODUÇÃO
Este projeto será realizado no 4º bimestre na escola onde os alunos terão contato com uma infinidade de conceitos intelectuais, procedimentais e atitudinais durante o estudo teórico, bem como competências e habilidades no desenvolvimento de seus próprios projetos e oficinas para concretização dos mesmos. Será também o trabalho escolar eleito para ser apresentado no V Simpósio das TICs em apresentação oral, junto a exposição de robótica que acontecerá durante o evento.
PROBLEMA:
As aulas de Robótica na sala de informática, se assemelham mais a uma grande brincadeira desorganizada, com lixo espalhado por todos os lados, e alunos revirando resíduos sólidos a procura de peças desordenadas da desconstrução de equipamentos eletrônicos e recicláveis que, a partir de uma invenção simbólica, produzida em suas mentes, descritas num papel vão se harmonizando e se encaixam para transformar seus projetos em realidade. Será que eles, neste festival de ideias, ao colocarem suas construções mentais em prática compreendem a complexidade dos conceitos teóricos interdisciplinares? Que mudanças de hábitos e aquisição de atitudes podem trazer? Quais são os benefícios desse trabalho?
MARCO TEÓRICO
Robótica é a ciência que estuda a construção de robôs. Historicamente há razões para crer que teriam sido Ctesibius, um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria, inventou uma série de instrumentos simples como a clepsidra ou relógio de água, um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo.
Heron de Alexandria, geômetra e engenheiro grego contemporâneo a Cristo e aos apóstolos. Seria autor de invenções na área da automação, dentre estas, está a primeira máquina de vender bebidas da história, instaladas nos templos religiosos, na qual os fiéis colocava uma moeda, e recebia um jato de água benta.
O célebre Leonardo Da Vinci ganha importância na robótica. Da Vinci, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico é reverenciado até os dias atuais por sua engenhosidade tecnológica. Um homem com ideias muito à frente de seu tempo engendrou um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, dentre outros instrumentos que projetou. Porém um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado para entretenimento da realeza.
No mundo da robótica, Jacques de Vaucanson, inventor e artista francês, também se destacou. Em 1738, ele criou o primeiro robô funcional, um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que se alimentava. Após expor para sociedade as primeiras criações robóticas, a tecnologia avançou a ponto das pessoas preverem o uso das criaturas mecânicas como força de trabalho, as respostas literárias ao conceito dos autômatos (robôs) refletiram o medo dos seres humanos, de serem substituídos por suas próprias criações.
Enquanto na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o "pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate. Este robô foi vendido para General Motors, passando a trabalhar na linha de montagem em Nova Jersey, em 1961. George DeVol, expondo que este e Joseph F. Engelberger trabalharam em conjunto na estruturação do primeiro robô fabril.
A partir de então, dissemina-se a robótica industrial como mecanismo capaz de proporcionar as indústrias o aumento da produtividade e melhorar a qualidade dos produtos, possibilitando a redução de custos com o operariado. Porém há um ponto negativo nisso tudo. Ao mesmo tempo em que a robótica beneficia as empresas diminuindo gastos e agilizando processos, ele cria o desemprego pela substituição do trabalho humano por máquinas.
Há também alguns ramos da robótica que geram impacto social positivo. Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução de atividades específicas, preservando sua vida.
No século XX, a partir dos anos 50, para sermos precisos, a Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico trouxeram muitas inovações. Dentro deste contexto, é possível observar que na robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo com suas gerações tecnológicas.
Primeira Geração
São basicamente os braços robóticos industriais como o de Engelberg. Seu movimento é programado previamente e realizam apenas a repetição de uma sequência fixa de passos. Possuem sensores que adquirem dados apenas do estado interno do robô. Para que sua programação seja bem executada eles requerem um ambiente bem estruturado, com objetos bem posicionados. Outro exemplo de robô desta geração eram os braços para coleta de amostras submarinas.

Segunda Geração
São robôs dotados de sensores externos e internos, a programação adotada permite que se adequem as situações nas quais tais dispositivos se encontram. Nesta geração houve o advento do uso de câmeras que capturam imagens as quais são comparadas com um banco de imagens, sensores de luz, toque, peso, etc. Como exemplos temos os robôs do tipo hover e os robôs montados com os kits mais comuns de robótica educacional.
Terceira Geração
É composta por robôs dotados de Inteligência Artificial. Fazem uso de mecanismos como visão computacional, reconhecimento de voz, e simulação de comportamento humano ou animal – entre outras características. Podem ser dotados de componentes físicos, ou se apresentar apenas em mundos virtuais, como jogos de computador.
. O desenvolvimento destas tecnologias vem gerando impactos ambientais. Nesse contexto nasce Robótica educacional, termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Assim como também, a construção de robôs com materiais de sucata que vem gerando impactos ambientais. Os insumos usados para a produção de componentes eletrônicos, quando descartados são nocivos ao meio ambiente por serem compostos por metais pesados. O lixo tecnológico e o lixo comum (periféricos de computadores, garrafas de plásticos, carcaças de impressoras, pequenos rolamentos fios de cobre, vidros metais, derivados de petróleo etc.), geram muitos resíduos sólidos que não se decompõe em curto prazo.
Portanto, reciclar torna-se uma alternativa “verde”. A reciclagem de materiais comuns pode ser aplicada a muitas utilidades e, uma delas é o cerne deste trabalho: produção de “brinquedos” e/ou robôs. O objetivo em questão é desenvolver, construir, “brinquedos robôs” usando materiais reciclados e componentes eletrônicos descartados. A robótica educacional apresenta diversas aplicações para esse fim, como também é um meio de despertar o educando aptidão para ingressarem na área tecnológica, como também oportunizar a abertura para uma nova consciência em relação à mudanças de hábitos ecologicamente corretos para a sustentabilidade. O mundo hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. “Logo o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno”. (*Infoped).
Em se tratando de crianças e adolescentes a robótica não desperta só o prazer de conhecer, compreender,, descobrir, construir e reconstruir, mas também a curiosidade para inventar, envolvendo o processo de imaginar, raciocinar, pensar, planejar e depois criar. “Aprende-se brincando, pela resolução de problemas concretos.” (*Infoped), Sendo uma atividade de caráter científico, na robótica as crianças e jovens passam pelos estágios de avaliação de situações e ideias, reflexão sobre o que foram criadas simbolicamente com possibilidade de ação, de forma lúdica, elas planejam e executam soluções para problemas levantados.
No âmbito educacional parnamirinense, a robótica é um estudo em expansão. As escolas que estão iniciando trabalhos nesta área e utilizam-na como recurso pedagógico já se percebe os efeitos positivos proporcionados ao processo de aprendizagem pelo interesse que desperta no educando, principalmente aos alunos simpatizantes da mecatrônica. Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs, conceitos apreendidos multidisciplinares nas aulas de informática.
VANTAGENS PEDAGÓGICAS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: (*Infoped)
  • Propicia à imaginação, o desenvolvimento do potencial criativo através de atividades que permeiam uma melhor compreensão do mundo tecnológico que a cerca e que permitam também compreender a importância da ciência na vida diária.
  • Facilita a aprendizagem da ciência, despertando o interesse para que descubram o valor funcional da tecnologia facilitando posteriormente a aquisição de conhecimento de maior complexidade.
  • Formar no aluno habilidades favoráveis à troca e a inovações em ambientes tecnológicos interdisciplinares, através dos quais adquire cultura da eficiência e produtividade.
  • Propõe que os alunos adquiram técnicas de atividades científicas, dotando-lhes de rigor metodológico e flexibilidade intelectual, alimentando-se em sua capacidade de aprender a aprender.
  • Permite que o aluno tenha um melhor entendimento das relações que existem entre os avanços científicos, tecnológicos e os recursos humanos ao longo da história, compreendendo assim o valor acumulativo da ciência. Com alguns dispositivos tecnológicos de inventos antigos, transmitem seus valores ao integrar-se com outros inventos mais recentes.
  • Desenvolve hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado “saber” com o “saber fazer”, para que possa definir os conceitos de acordo com sua função dentro de um universo multidisciplinar.
  • Propicia a valorização do trabalho em grupo ao resolver situações problemáticas tecnologicamente reais, atuais e com significados que podem ser contextualizados com a realidade local.
  • Ajuda de maneira eficiente a auto exploração vocacional evitando priori que as crianças descartem as carreiras científicas por considerá-las equivocadamente distanciadas de suas atividades de seu cotidiano. (*Infoped)
OBJETIVO GERAL
Intensificar a prática pedagógica de educação ambiental com uso das novas tecnologias de informação através de oficinas de Robótica, reutilizando o lixo comum e digital nas atividades pedagógicas para compreender os conceitos básicos da Robótica e Ciências afins, Trabalho e Consumo e Meio Ambiente, como também um despertar da comunidade escolar, pais e responsáveis, agentes cooperadores, no cuidado e respeito ao meio em que vivemos e estimular aptidão para a área Tecnológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver as habilidades mentais;
  • Identificar e potencializar habilidades;
  • Aprimorar a coordenação motora fina;
  • Aprender a trabalhar em equipe;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas;
  • Introduzir o conceito de robótica;
  • Desenvolver as capacidades de planejar, projetar e a metacognição;
  • Levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados;
  • Promover o estudo de conceitos em Ciências, Física, Biologia, Matemática, Geografia, História e Informática;
  • Oportunizar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente, trabalho e consumo responsável visando a sustentabilidade;
METODOLOGIA
A Robótica Educacional é desenvolvida com lixo digital e reciclável, adquirida pelos próprios alunos e professores, além e materiais descartados da própria escola da seguinte forma:
  • Pesquisa de conceito e utilidade da Robótica através de vídeos, imagens da internet, slides e experiências de outros colegas;
  • Mostrar no cotidiano, exemplos da utilidade e importância da Robótica;
  • Desmonte de aparelhos tecnológicos como som, impressora, celulares, teclados, aparelho de DVD explorando as estruturas, sensores, motores, circuitos e chaves;
  • Trabalho em grupo partindo da elaboração preparação dos projetos a serem desenvolvidos nas oficinas de Robótica;
  • Possibilitar a compreensão funcionamento de órgãos do corpo humano, e o conhecimento do mundo dos micróbios;
  • Construção de protótipos de robôs a partir de caixas de papelão, Braço mecânico e elevador hidráulico, microscópio caseiro, parque de diversão, cidade iluminada, sistema de plantação vertical irrigada, carros motorizados, barco a vapor, carros movidos a ar, etc.
  • Socialização dos trabalhos por equipe.
  • Realização da I Mostra de Robótica na escola.
  • Produção de um telejornal para a apresentação dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
Avalia-se trabalho pedagógico observando a participação ativa do educando, no processo de construção do conhecimento teórico e prático fazendo indagações e intervenções necessárias na busca das respostas que precisamos para tornar viável e proveitoso o estudo, no desenvolvimento de competências, habilidades e aptidões para a mecatrônica, e mudanças de atitudes e hábitos em relação ao lixo e ao meio ambiente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A escola pública oferece pouco investimento na área tecnologia educacional. Analisando esse cenário, o projeto foi desenvolvido com intuito de aplicar conhecimentos básicos sobre robótica educacional e um maior aprofundamento sobre conscientização ambiental. Aliamos robótica à educação buscando possibilitar uma maior interação entre professor e aluno, onde ambos passam a ter um aprendizado constante, de forma dinâmica, divertida e atraente, além de levar para dentro da escola os princípios da ciência, da tecnologia e sustentabilidade. O que nos surpreendeu neste trabalho foi constatar, nos alunos que realmente se interessam por este ramo da ciência, que eles sabem muito mais do que imaginávamos, chegando a alguns momentos serem os instrutores no processo de construção dos robôs, brinquedos e engenhocas e nos projetos que exigiram a construção de maquetes e iluminação.
Em entrevista com alunos, eles afirmaram que o projeto foi muito proveitoso sob vários pontos de vista: No tocante ao meio ambiente perceberam que o lixo reciclável pode ser reaproveitado na construção de brinquedos feitos por eles mesmos, o que lhes deu muito prazer, sobretudo o lixo eletrônico com o qual podem fazer brinquedos com movimento utilizando pilhas e eletricidade.


REFERÊNCIAS:
Disponível em: http://www.roboticanaescola.com.br/ Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível em: http://pt.slideshare.net/DanielleSouza5/oficina-de-robtica?next_slideshow=1 Acesso em 12 de novembro de 2014
viewFile/3764/2730 Acesso em 12 de novembro de 2014
Disponível em: http://robota.br.tripod.com/index_arquivos/page0001.htm Acesso em 16/11/2014
Disponível em: http://www.infopededu.com.br/index.php Acesso em 16/11/14
Acesso em 16/11/2014

Disponível em:
http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf
Acesso em 16/11/2014

Disponível em: http://www.infopededu.com.br/robotica.php Acesso em 16/11/2014









Março de 2013

Trabalho realizado com as turmas do 1º, 2º e 3º Ano

https://www.youtube.com/watch?v=z09oKCnX2xM






Abril - 2013 


Vídeo - Emília descobre o segredo do


Popaye


Produção com o 1º, 2º e 3º Ano

Para visualisar clique aqui


https://www.youtube.com

 /watch?v=U0qS79V4TTA




Maio/junho - 2013

Livro virtual - Pedrinho e o Saci

Trabalho realizado com os 3º ano A e B

Para visualizar clique aqui

https://www.youtube.com/editor?feature=mhsn




LIVRO VIRTUAL -  Releitura da obra "Couro de Piolho" 

de Luis da Câmara Cascudo

Realizado com as turmas de 4º e 5º anos

para visualizar clique aqui

http://www.youtube.com/watch?v=VwoKCBKK8cg&feature=youtu.be


5º Ano
E. M. BRIG. EDUARDO GOMES
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: PROFESSORA JALDA
ATIVIDADE DO DIA DO MEIO AMBIENTE - 05/05/13
TURMAS: 5º ANO
ALUNOS:

I – HIPERLINK:
a) Defina Meio Ambiente CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente


b) Quando e como foi cria do dia do meio ambiente?


c) Q que é Poluição? CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o



d) As regiões mais poluídas do Brasil são estas abaixo: Baixe as imagens clicando nos links:

1- RJ = Região Metropolitana do Rio de Janeiro – poluíção


2- SP =Região de Cubatão – poluíção


3- SP = Região de Campinas – poluíção


4- SP = Região Metropolitana de São Paulo - poluíção


5- PR = Região Metropolitana de Curitiba – poluição




JULHO/AGOSTO - 2013

2º Ano

Apoio pedagógico nos conteúdos de 

Matemática: Adição e subtração








3º Ano

Desenvolvendo o projeto fábulas:

Leitura e releitura da história da cigarra e a 

formiga





5º ano 

Centenário de Vinícius de Moraes Produções para o concurso de Poesia da TV Escola: Pequenos leitores, futuros poetas












5º Ano A B e C Produção de poesia

 Eu sou Thyfanny, estudo o 5º ano B na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudamos a vida e obra de Vinícius de Moraes e relataremos nestes versos as suas origens para inscrever no Concurso Pequenos escritores futuros poetas, na 10ª Semana da poesia promovida pela TV Escola.

 A gênese 

 Relataremos agora, a vida
 de um cidadão um artista brasileiro 
do amor e da comunhão. 
 Falamos de Marcus Vinícius 
da Cruz de Mello Moraes 
nascido em outubro de 13 
no Rio de Janeiro capital 
durante a madrugada 
sob forte temporal. 
 Clodoaldo Pereira Moraes 
e dona Lydia Cruz Moraes 
Seus amados pais: 
deles herdou a veia artística 
O pai, poeta e violinista 
a mãe, uma boa e pianista. 
Iniciou seus estudos 
no bairro de Botafogo
 era o primeiro aluno 
na Escola Afrânio Peixoto 
 Ao terminar o primário 
no ano de vinte e quatro, 
logo se matriculou 
No Colégio Santo Inácio 
com Jesuítas estudou 
os passos da vida artística 
nesta escola iniciou. 
 Em vinte e nove, 
o ginásio concluiu 
daquele colégio partiu 
rumando a Faculdade 
de Direito do Catete, 
pra servir a sociedade. 
 Para um jovem burguês 
inteligente e abastado 
que dominava o inglês 
tudo é facilitado. 
Vinícius foi contemplado 
Com emprego federal 
Ganhou do Conselho Britânico 
uma bolsa de estudo 
do outro lado do Atlântico. 
 Foi para Inglaterra 
língua e literatura estudar 
E em 41, volta a sua terra 
foi fácil se empregar. 
 Um jovem de belos dotes
 com um futuro promissor 
na vida se lançava pois,
 agora era doutor. 

 Eu sou Carol, estudo o 5º ano B na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudamos a vida de Vinícius de Moraes e relatarei nestes versos a sua vida artística.

 Uma vida, uma poesia

 Na vida artística 
o poeta e letrista 
viveu uma era mística. 
E bastante produtiva. 
 O Vinícius compositor 
compôs“Loira ou Morena” 
uma canção de amor 
debaixo da lua serena. 
 “Dor de uma Saudade” 
“Canção para alguém” 
composições apaixonadas 
por ele vivenciadas. 
 Com Manoel Bandeira 
 Mário e Oswald de Andrade 
com os três poetas brasileiros 
Vinícius foi premiado 
com o Prêmio Felipe de Oliveira 
de melhor livro publicado. 
 Um poeta que passou 
 da poesia culta a popular, 
tirou da vida o material 
para criar e trabalhar 
 O poetinha até então, 
era um poeta clássico. 
De volta a sua nação 
lá pelos anos cinquenta 
abraça outra paixão 
e a música movimenta. 
 Grava seu primeiro samba. 
Sai “Orfeu da Conceição” 
peça teatral premiada 
em seguida publicada 
na revista Anhembi. 
 E pra essa peça musicar 
 encontrou Tom Jobim, 
em Copacabana a tocar 
duas pessoas afins 
Para a música popular. 
 Do movimento Bossa Nova 
A pedra fundamental. 
Foi com um LP garboso 
gravação de Elizeth Cardoso. 
Da música era tudo de bom 
trazia no seu repertório 
canções de Vinícius e Tom. 
 Participou de um show 
de Dorival Caymmi 
Vinícius colaborou 
com o sucesso da vez 
cantou na boate Zum-Zum 
a música “Insensatez”. 
 E cantando com Toquinho 
novos projetos a gravar 
o consagrado poetinha 
não parava de trabalhar. 
 Fez shows no Canecão 
Compôs com Edu Lobo 
tudo fazia por pura paixão. 

 Eu sou Bruna, estudo o 5º ano B na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudamos a vida de Vinícius de Moraes e relatarei nestes versos a sua vida profissional para inscrever no Concurso Pequenos escritores futuros poetas, na 10ª Semana da poesia promovida pela TV Escola.

 Profissões de um poeta 

 Depois que se formou 
oportunidades, bons salários 
ele muito trabalhou 
no Instituto dos Bancários.
 Foi Crítico de cinema 
do jornal “A Manhã”, 
colaborou na Revista Clima, 
volta e meia com a arte 
que era sua sina. 
 Vinícius em quarenta e três, 
foi num concurso aprovado 
no Ministério do Exterior
 exerceu postos diplomáticos.
 Ocupou o vice-Consulado 
em Los Angeles, Paris e Roma 
onde encontrava o escritor 
Sérgio Buarque de Holanda. 
 Era boêmio, e a boemia 
curtia, amava e vivia
 esta vida contrastava 
com a diplomacia 
que a Ditadura reprimia. 
 O AI-5 não permitia 
um diplomata da ditadura
 ser um gênio da poesia
 da música e literatura. 
 No ano de sessenta e oito, 
do cargo era afastado, 
de forma compulsória 
um homem aposentado. 
 Viveu paralelamente 
entre a arte e a profissão 
entre sonho e realidade 
o trabalho e a paixão. 
 No ano de 98 
Vinícius foi anistiado 
no Itamaraty reabilitado
 Pos mortem homenageado 
ao cargo de embaixador 
o poetinha foi elevado. 

 Eu sou Moisés, estudo o 5º ano na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Estudando sobre a vida do poeta Vinícius de Moraes relataremos a sua partida para a paz celestial.

 Um homem, um mito 

 Casou-se por nove vezes 
com nove mulheres belas
 se via nos olhos dele 
cada uma a Cinderela. 
Tom Jobim incomodado 
se pois então a perguntar 
meu amigo quantas vezes 
tu pretendes se casar? 
 O poetinha com um sorriso 
respondeu no improviso 
não te preocupes, amigo 
mas, quantas vezes precisar.
 De todas as relações 
vieram cinco herdeiros 
Georgiana e Luciana 
o varão chamado Pedro 
Maria e Susana a última e a primeira. 
No ano de setenta e nove, 
em plena atividade 
quando voltava da Europa 
sofre uma fatalidade. 
 O poeta passa mal 
a bordo do avião 
foi isquemia cerebral. 
 Ao chegar a sua terra 
 foi levado ao hospital 
precisou de cirurgia 
para a instalação 
de um dreno cerebral. 
 Vinte dias internado 
Vinícius sai do hospital 
vai pra casa sequelado
 a vida segue normal. 
 Apesar de previsível 
a morte do poetinha 
foi de forma imbatível. 
 Veio inesperadamente. 
Foi dia nove de julho 
Do ano de oitenta 
despido de vestimentas 
na banheira a se banhar, 
de um edema pulmonar. 
 Vai-se o homem 
permanece o mito 
do poeta e compositor 
pelo que deixou escrito. 
 Inconstante no amor 
amante da poesia 
vivia o que escreveu 
escreveu o que sentia. 
O que ele não sabia 
era que a sua obra
 o imortalizaria. 

TV ESCOLA - CONCURSO Participe do concurso Pequenos Leitores Futuros Poetas e faça parte da 10ª Semana de Poesia da TV Escola! Inspire-se no universo de Vinícius de Moraes, reúna um grupo de até 4 pessoas, produza um vídeo de até 2 minutos e envie para tvescola.videos@mec.gov.br Acesse http://semanadepoesiatvescola.blogspot.com.br/ para conferir as demais regras, premiação e dicas para sua produção. Inscrições até 16 de agosto.
VISITE O SITE PARA SABER MAIS SOBRE O REGULAMENTO http://semanadepoesiatvescola.blogspot.com.br/ DIA DO AMIGO http://www.youtube.com/watch?v=LfPU74wH9JA JALDA - PROF.ª DE INFORMÁTICA EMBEG E. M. BRIG. EDUARDO GOMES
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: PROFESSORA JALDA
ATIVIDADE DO DIA DO MEIO AMBIENTE - 05/05/13
TURMAS: 4º ANO 
ALUNOS:

I – HIPERLINK:
DEFINA
a) Meio Ambiente CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente


b) Quando e como foi cria do dia do meio ambiente?


c) Q que é Poluição? CLIQUE AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o


d) Quais são os rios mais poluídos do Brasil? CLIQUE AQUI:

e) Baixe as imagens:

JUNHO - 3013
PROJETO ANUAL DE LEITURA 4º E 5º ANOS
VISITA À CASA CÂMARA CASCUDO












MEMORIAL CÂMARA CASCUDO














CULMINÂNCIA DO TRABALHO COM AS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO:

1º, 2º e 3º ANOS















CONHECENDO BLOG DA ESCOLA






 
JULHO DE 2013

LEITURA :
O SAPO JURUBEBA 
 




 
AGOSTO DE 2013

FOLCLORE

 

DIA DO SOLDADO
LEITURA
O SOLDADINHO DE CHUMBO
JOGOS EDUCATIVOS DE PINTAR
1º ANO




Setembro - 2013
Quadrinhos no Writer



OUTUBRO - 2013

SEMANA DA CRIANÇA - DE 07 A 11/10

PROGRAMAÇÃO - TURNO MATUTINO:

Jogos interclasses - TORNEIOS - Profª Camila
Leitura na Praça - Profª Iara e Sr. Paulo
Salão de Jogos Jogos - Professores de sala de aula
Baile a fantasia - Professores de Sala de Aula e apoio pedagógico
Oficina de Artes - Profª Edjane
Oficina de Brinquedos - Projeto Petrobrás
Cinema - Profª Jalda
Bingo
Atividade livre e banho de bica
Show de Talentos


SALA DE CINEMA
PROFESSORA JALDA




BAILE A FANTASIA










OFICINA DE BRINQUEDOS
PROJETO PETROBRÁS












Jogos




























Torneio professora Camila de Educação Física

 





Banho de Bica






Outubro - 2013
Releitura 3º A e B
Releitura: Os três porquinhos 30/10/2013
alunos Victor e Izaias
Era uma vez tres poquinhos herito patrice e cicero. E resolverao costruir
suas casa. E cada um foi pra um lado, o primeiro poquinho . Em comtrou babus costruio a sua casa
o segundo poquinho fez sua casa de palha o teceiro poquinho; fez a casa
de tijolos

Fonte: www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm


Releitura: O pescador e o peixinho -30/10/2013
um pescado estava pecando e, depois de horas de pescaria,conseguiu apanhar um peixe muito piqueno.
O peixinho lhe disse:
poupe minha vida e joque me de novo no mar dentro de pouco tempo estarei crecido e voce podera pescar um peixe grande.
O pescado respondeu;
eu seira o tolo se te soutasse porua pescaria incerta . . .
mais vale seteza de do que hoje do que incerteza de amaiha;
nome yuri e gabriel

Fonte: /www.contandohistoria.com/o_pescador_e_o_peixinho.htm

dia 30/10/2013 - Releitura
O pescador e pexinho um pescador estava pescando e, depois de horas de pescaria, conciguiu apanhar um peixe muito pequeno.
O pexinho lhe dise: -poupe minha vida e me
jogue-me de novo no mar. Dentro de pouco tempo estarei cresido e você poderá pescar um peixe grande!
O pescador respomdeu: eu seria um se te tolo soutase uma pescaria incerta... “mais vale a certeza de hoje do que a incertesa de amanhã.”
Pedro 3º ano A
Fonte: /www.contandohistoria.com/o_pescador_e_o_peixinho.htm


Releitura: o leão e o ratinho

era uma vez um leão que estava com fome e encontrou um ratinho
e queria come-lo ratinho falo não mim come senho leão. Um dia eu posso te ajudar também.
Raquel eunice



Releitura:
olileu eo ratimho
o lin ien e istava donimho e pason uma ratimho posina dele
e o leien a codo e pega o ratimho mais dechoi eo ratimho foi
para casa ma um dia o liien tava prezo moa radi de casado e
o liien tava prezo e o ratimho tava la e liu e roeu a coda e o leien
saio dare e oratimho e o leien ficarão filize para sinpre.

O liien a prandeu a aguda um a uzoto.
Ramom 3º B


Pedro 3º ano A dia30/10/2013
O pescador e pexinho um pescador estava pescando e, depois de horas de pescaria, conciguiu apanhar um peixe muito pequeno.
O pexinho lhe dise: -poupe minha vida e me
jogue-me de novo no mar. Dentro de pouco tempo estarei cresido e você poderá pescar um peixe grande!
O pescador respomdeu: eu seria um se te tolo soutase uma pescaria incerta... “mais vale a certeza de hoje do que a incertesa de amanhã.”


Releitura
O pescador e o peixinho

um pescador estava pescando é depois de horas de pescaria conceguiu apanha um peixe muito pequeno o peixinho lhe disse; poupe minha vida e jogui-me no mar dentro de pocos tenpos estarei crecido e vocé podera pescar um peixe grande o pescador respondeu; eu seria um tolo se te soutasse por ruma pescaria encreta mais vale a cetesa de hoje do que a inserteza de amanhaã fabula de
esopro;

Ana Beatriz e Lidiane 3º A 30/10/13

Releitura - O leão e o Ratinho
Alunos:jamyle caroline e carlos andre – 30/10/2013

Era uma vez um leâo e um ratinho um belo dia o leâo estava andando pela floresta e estava procurando um canto para dormi e viu uma bela arvore com uma sonbra enbaicho da arvore e deitoce para dormi ai como o leâo dormia os ratinho saia todos os dias para brincar na floresta ai eles estavam andando em fila para voutar para casa mas todos conseguiram passa por sima do leâo menos um que o leâo prendeu de baixo da pata o otimo ratinho e o ratinho emploro e emplorou ate que o leâo souto-se ele ai como ele foi para a sua casa no outro dia o caçador pegou o leâo e o ratinho estava passando como viu o leão e o ratinho o salvou e fim
Releitura: O pescador eo peixinho
nome: luana karoline helen 3º ano a - 30 10 2013

era uma ves um pescador que ele pescou um peixe muito peixe muito pequeno de mais eque o pescador disse voce e muito pequeno de mais e o peixinho dice me jogue no rio eo pesgador dice a não vol jogar voce não eo peixi dicce sse se voce me jogue porque sse voce me jogar au vou crecer mas opesca dor disse não vol jogar voce não fim escola municipal brigadeiro eduardo gomes
minha professora de enformatica jauda jauda

fim fim fim fim fim fim

Releitura:
Yuri e Cleiton
3º ano B - 30/10/13
o leão e o ratinho
era uma vez um leão andando pela a floresta
o leão estava morto de fome cuando si deito debaixo de uma
árvore e pasou um grupo de ratinhos cuando o leão si
levantou e pego um dos ratos e o ratinho comedo que o leao comece ele

Yuri e Cleiton

Releitura:
o leãol e o ratinho
Hugo e eric 30/10/2013
era uma veis o leão detado e pachu da arvori
e um monte de ratinho pasarom no leão nascosta
e um ficol prezo na pata sozinho e o leãol acodol
e fes sel huivo auto e falo para o ratinho e leão
peso não esto comfome e tamo o leão dise pode ir
embora emtão um dia o leão foi pego por um
carsador e fico preso na armadilha do carsador
o ratinho escutol o ruivo do leãol e foi la corremdo e chegol e o leão dise socorrooo e
o ratinho de presa roeo acorda e acorda torol
e o leão saiu e agradesel muito
obrigado


Releitura:
Maria Eduarda e Kalyne
data 30/10/2013


O pescador e o peixinho

-Era uma veis um pescado que um dia foi pesca no lago pescou um
peixinho pequeno e o peixinho dise - pouco a mia vida me jogi no lago e poco
tepo vou querse e voce vai pega um peixi gade.

FIM


quen escreveu foi Kalyne e, Maria Eduarda do 3ano -a

Releitura:
Mariana e caliene
3º B – 30/10.13
O Leão e o Ratinho

era uma vez um ratinho que estava passiano na floresta e um leão debaixo de uma árvore com
muita muita fome e passaran 7 ratinhos um dos ratinhos ficou preso nas garas do leão. O leão se acordo e pego o ratinho que fico com muito medoe pediu pra o leão não devora ele que um dia o leão podia precisa dele porque o tamanho não importa.
fim

 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário