ANO - 2013
UMA ESCOLA QUE VEM DESAFIANDO O ENSINO PÚBLICO E OFERECENDO QUALIDADE DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Brigadeiro Eduardo Gomes
Identificação
A Escola
Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes foi fundada em 2009, oferecendo Educação
Básica no nível fundamental I e II (1º ao 9º ano), nos turnos, matutino e
vespertino, atendendo a aproximadamente 600 alunos.
O nome da
Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, justifica-se diante da importância
do referido militar no planejamento e construção da Base Aérea de
Natal/Parnamirim que iria desempenhar um significativo papel no esforço dos
Aliados na Segunda Guerra Mundial, feito que fez de Parnamirim um dos municípios
mais importantes do Estado do Rio Grande do Norte.
O
Brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da escola, é detentor de uma vasta biografia,
reveladora de brilhante trajetória como militar e homem público de reconhecido
patriotismo e grande influência nacional.
Nº DE TURMAS: 20 TURMAS
10 DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - 250
10 DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 313
Nº DE ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA: 563
APROVAÇÃO GERAL - 83,7%
IDEB 2011 - 1º AO 5º ANO: 4,6
IDEB 2011 - 6º AO 9º ANO: 4,5
PROJETOS TRABALHADO NA ESCOLA:
LEITURA LITERÁRIA DESCARTOLADA DO IMAGINÁRIO
PROJETO DE SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA
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O
objetivo do PROJETO DA SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA - Desenvolver um projeto
de leitura visando colaborar com a construção do pensamento letrado dos
alunos, no que se refere a apropriação da linguagem de textos literários,
midiáticos, interpretação e escrita.
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EMENTA :PROJETO DA SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA (1º
AO 5º ANO)
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O PROJETO DE LEITURA E INFORMÁTICA – Visa o
reconhecimento dos diversos gêneros textuais literários, bem como também os
textos virtuais. Esse tem como perspectiva que o aluno se torne capaz de além
de reconhecer de interpretar os diferentes textos que circulam socialmente e
produzam textos nas mais variadas situações. Estimular a prática de leitura
diária;
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Objetivos do projeto:
·
Proporcionar
aos alunos o desenvolvimento da capacidade de reconhecer os diversos tipos de
textos, bem como as novas formas construí-los, considerando os virtuais;
·
Priorizar a
leitura Literária de maneira interdisciplinar nos diversos projetos
realizados pela escola;
·
Realizar um
trabalho em equipe envolvendo releituras de textos literários envolvendo
novas produções, em parceria com a sala de informática.
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Conteúdos Conceituais
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Conteúdos Procedimentais
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Conteúdos Atitudinais
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1º trimestre
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2º trimestre
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3º trimestre
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1º, 2º e 3º ANO - AUTOR:
MONTEIRO LOBATO
4º e 5º ANO - AUTOR:
CÂMARA CASCUDO
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1º, 2º e 3º ANO:
CONTOS DE FADAS
4º e 5º ANO
POESIAS
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1º 2º e 3º ANO:
POESIAS
4º e 5º ANO:
CRÔNICAS E CONTOS
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-
Utilizar diferentes linguagens, verbal, não verbal e virtual como meio para
produzir, expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções
culturais;
- Saber
utilizar diferentes fontes de informações e recursos midiáticos para adquirir
e construir conhecimentos;
- Desenvolver
uma compreensão ativa considerando a proposta de leitura, escrita e produção;
- Promover a inclusão digital e bom uso do
computador e da internet;
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- Respeitar as regras de comportamento e
disciplina;
- Perceber-se cidadão de direitos e deveres;
- Valorizar a participação em ações coletivas
para melhoria das condições de visa de sua comunidade;
- Manusear o computador e acessar a internet
para estudar, trabalhar e também para entretenimento (nas horas vagas);
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·
Temas
Transversais: o trabalho pedagógico da sala de leitura e do laboratório de
informática permeará nos conteúdos conceituais dos componentes curriculares e
a transversalidade no que diz respeito a ética, saúde, meio ambiente e
pluralidade cultural dando suporte de pesquisa, informação e colaboração nos
eventos culturais do currículo escolar.
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·
Metodologia:
realizar leituras de textos literários; contação de histórias; realização de
leituras coletivas; promover aos alunos momentos de leituras livre em
material impresso e virtual; reconhecimento de obras literárias oferecidas na
biblioteca; dramatização; exposição e publicação do material construído, considerando
as releituras de obras;produção de livros digitais e fanzine; aula de campo;
leituras visuais (imagens); organização de paródias, poesias e outros
considerando a literatura explorada no projeto.
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·
Avaliação: a
avaliação será realizada levando em consideração a aprendizagem dos alunos de
acordo com as atividades propostas, pois sabe-se que a avaliação é algo
complexo e deve ser atacada a evolução de cada aluno, não somente dos que
detêm um melhor desenvolvimento, porém observando o avanço individual.
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PROJETO DE LEITURA
“A LEITURA LITERÁRIA
DESCARTOLADA DO IMAGINÁRIO”
PROFESSORAS
JALDA MARIA PINHEIRO
CAVALCANTE
MARIA JOSÉ SILVESTRE DA
SILVA
Parnamirim\RN
Março/2013
O
desenvolvimento da leitura e da escrita é essencial nos anos
iniciais do ensino fundamental tais habilidades são exigidas a todo
o momento, seja no trabalho, no dia a dia, seja mesmo no lazer. Com o
advento da tecnologia digital, essas mesmas habilidades adquiriram
uma dimensão ainda maior, cada vez mais atividades demandam leitura,
escrita e conhecimento digital. Dessa forma, amplia-se a importância
da integração dos três, e a percepção de que tanto a Sala de
Leitura quanto o Laboratório de Informática estão na escola a
serviço do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, não de
forma estanque, isolada, disciplinar, mas absorvidos pela prática
das salas de aula, como complemento, como elo integrador e
interdisciplinar, como possibilidade motivadora. É esse olhar
integrador que possibilitará o intercâmbio entre os vários espaços
de aprendizagem da escola, dinamizando as práticas de
letramento/letramento digital de forma complementar, integrada,
criativa, produtiva.
Eliane de
Medeiros Ramalho
NTE - RJ
PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA
Justificativa
Atualmente sabemos da necessidade constante de se
desenvolver o hábito da leitura nas crianças e jovens, pois estamos
inseridos em um mundo que nos submete aos mais diversos tipos de
leituras como: verbais, de imagens e virtuais, para que possamos
resolver nossos problemas cotidianos.
Sendo assim, se torna necessário, com as novas exigências
realizarmos um trabalho interdisciplinar, envolvendo principalmente o
laboratório de informática, que cumpre o seu “...papel de
promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino
fundamental e médio”... (Nascimento, 2009) fornecendo subsídios
para as novas formas de ministrar aulas mais criativas, mais
motivadoras, que despertem, nos aluno, a curiosidade e o desejo de
aprender, conhecer e fazer descobertas nas atividades interativas com
textos midiáticos. Dessa forma, percebe-se que a leitura é sempre
necessária, por isso, o despertar por uma leitura que fomente prazer
nesse atual momento, se torna indispensável. Tendo em vista, essa
ampla necessidade, a escola enquanto espaço que, por sua natureza,
deve contribuir com a formação integral do aluno, tem a
responsabilidade de realizar ações que visem colaborar com essa
nova perspectiva.
Portanto, percebe-se que o caminho a trilhar nessa
perspectiva da leitura deve ocorrer por meio da LITERATURA, uma vez
que o aluno desenvolve o viés do gostar, do doar-se, do interagir,
havendo assim a catarse. Porque, somente nas entrelinhas dos textos
LITERÁRIOS, com sua linguagem envolvente, em que a tessitura é a
mesma que envolve o leitor; tem o poder de promover esse estado de
bem estar, de ser abraçado pelas palavras com sua essência, ao
mesmo tempo que pode brincar com os textos literários fazendo
releituras expressando pensamentos e opiniões oportunizando uma
melhor compreensão da leitura e do mundo.
Problemática
O projeto surgiu levando em consideração as diversas
dificuldades de leitura e escrita e as novas formas de produção de
textos, principalmente, no que se refere aos textos virtuais, e
apropriação de competências e habilidades quanto ao processamento
de dados, bem como também a compreensão e interpretação no ato de
ler.
Objetivo
geral
Desenvolver um projeto de leitura fazendo uma parceria
ente a sala de leitura/biblioteca e o laboratório de informática
visando colaborar com a construção do pensamento letrado dos
alunos, no que se refere à apropriação da linguagem de textos
literários, midiáticos, virtuais, da interpretação, da escrita,
aumentando e aprimorando o repertório linguístico e promovendo a
inclusão digital .
Objetivos
Específicos
- Estimular a prática e o gosto pela leitura diária;
- Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de reconhecer os diferentes tipos de textos;
- Priorizar a leitura Literária de maneira interdisciplinar nos diversos projetos realizados pela escola;
- Realizar um trabalho em equipe envolvendo releituras de textos literários e produções, parceria com a sala de informática.
- Discutir a relação entre as novas tecnologias da informação e da comunicação e
o
processo de trabalho realizado na Sala de Leitura;
- Conhecer ferramentas digitais que estimulam o desenvolvimento da leitura e da
escrita.
Objetivos
específicos do laboratório de informática:
- Desenvolver atitudes corretas no uso do computador;
- Promover a inclusão digital;
- Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas;
- Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, usar diferentes programas em releitura e produções;
- Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador;
- Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem,como meio de expressão, comunicação e criatividade;
- Explorar os conteúdos de internet visando transformar informações em conhecimento;
Metodologia
- Realizar leituras de textos literários;
- Contações de histórias;
- Realização de leituras coletivas;
- Promover aos alunos momentos de leitura livre;
- Reconhecimento de obras literárias oferecidas pelo acervo da biblioteca;
- Dramatização;
- Exposição de material construído, considerando as releituras de obras;
- Produção de livros digitais e fanzine;
- Aula de campo;
- Leituras virtuais;
- Organização de paródias, poesias e outros, considerando a literatura explorada no projeto;
- Produção por meio de desenho, e da escrita convencional.
Materiais
Utilizados
- Papel ofício;
- Livros de Literatura infantis e juvenis;
- Revistas em quadrinhos;
- Coleções diversas;
- Pincel piloto;
- Colas, fitas adesivas;
- Papéis: camurça, madeira, etc;
- Cartolinas;
- Aparelho de DVD e CD;
- Computadores e Internet;
- Softwares, sites e blogs educativos
- Data show;
- Impressora;
- Transporte escolar;
Avaliação
A avaliação
será realizada de forma contínua, durante o desenvolvimento do
projeto pelo professor de informática e pela professora de sala de
leitura, através da observação e de atividades diagnósticas
levando em consideração o que o aluno sabe fazer sozinho e o que
ele precisa aprimorar de acordo com os objetivos estabelecidos. O
desempenho do aluno é avaliado também pela participação,
produção, envolvimento, colaboração, levando em consideração a
aprendizagem dos alunos de acordo com as atividades propostas, pois,
sabe-se que a avaliação é algo complexo e deve ser acatada a
evolução de cada aluno, não somente dos que detém um melhor
desenvolvimento, porém o avanço individual deles.
CRONOGRAMA
1º trimestre
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2º trimestre
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3º trimestre
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1º, 2º e 3º Ano
Autor: MonteiroLobato
período:
Março, Abril e Maio
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1º, 2º
Contos de Fadas
3º Ano
Fábulas
Período:
junho, julho e agosto
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1º, 2º e 3º Ano
Poesias
Período:
Setembro, outubro e novembro
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4º e 5º Ano
Autor: Câmara Cascudo
período:
Março, Abril e Maio
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4º e 5º Ano
Poesias
Período:
junho, julho e agosto
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4º e 5º Ano
Crônicas/Contos
Período:
Setembro, outubro e novembro
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REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS E DA WEB
Nascimento,
João Kerginaldo Firmino do. -Brasília: Universidade de Brasília,
2009.
1º, 2º e 3º ANO MONTEIRO LOBATO
PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
CONSTRUÇÃO DE LIVRO VIRTUAL A PARTIR DE DIGITALIZAÇÃO DO LIVRO ORIGINAL:
IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
CONSTRUÇÃO DE LIVRO VIRTUAL:
História do
Dia Internacional da Mulher
História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade.
História
do 8 de março
No Dia 8
de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na
cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.
Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições
de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para
dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário),
equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a
receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo
tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A
manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram
trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130
tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém,
somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca,
ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia
Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram
na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um
decreto, a data foi oficializada pela ONU
(Organização das Nações Unidas).
Objetivo
da Data
Ao ser
criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos
países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo
é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para
tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a
desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda
sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina,
jornada excessiva de trabalho
e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas
muito ainda há para ser modificado nesta história.
Marcos
das Conquistas das Mulheres na História
-
1788 - o político e filósofo
francês Condorcet reivindica direitos de participação política,
emprego
e educação
para as mulheres.
-
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e
negros dos Estados
Unidos.
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