segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES

ANO - 2013
UMA ESCOLA QUE VEM DESAFIANDO O ENSINO PÚBLICO E OFERECENDO QUALIDADE DE ENSINO E DE  APRENDIZAGEM






Brigadeiro Eduardo Gomes
Identificação

         A Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes foi fundada em 2009, oferecendo Educação Básica no nível fundamental I e II (1º ao 9º ano), nos turnos, matutino e vespertino, atendendo a aproximadamente 600 alunos.
O nome da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, justifica-se diante da importância do referido militar no planejamento e construção da Base Aérea de Natal/Parnamirim que iria desempenhar um significativo papel no esforço dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, feito que fez de Parnamirim um dos municípios mais importantes do Estado do Rio Grande do Norte.
O Brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da escola, é detentor de uma vasta biografia, reveladora de brilhante trajetória como militar e homem público de reconhecido patriotismo e grande influência nacional.


Nº DE TURMAS: 20 TURMAS 
                            10 DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - 250
                            10 DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 313

Nº DE ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA: 563
APROVAÇÃO GERAL - 83,7%

IDEB 2011 - 1º AO 5º ANO:  4,6

IDEB 2011 - 6º AO 9º ANO: 4,5

PROJETOS TRABALHADO NA ESCOLA:
LEITURA LITERÁRIA DESCARTOLADA DO IMAGINÁRIO


PROJETO DE SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA
O objetivo do PROJETO DA SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA - Desenvolver um projeto de leitura visando colaborar com a construção do pensamento letrado dos alunos, no que se refere a apropriação da linguagem de textos literários, midiáticos, interpretação e escrita.
EMENTA :PROJETO DA SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA (1º AO 5º ANO)
O PROJETO DE LEITURA E INFORMÁTICA – Visa o reconhecimento dos diversos gêneros textuais literários, bem como também os textos virtuais. Esse tem como perspectiva que o aluno se torne capaz de além de reconhecer de interpretar os diferentes textos que circulam socialmente e produzam textos nas mais variadas situações. Estimular a prática de leitura diária;
Objetivos do projeto:
·         Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de reconhecer os diversos tipos de textos, bem como as novas formas construí-los, considerando os virtuais;
·         Priorizar a leitura Literária de maneira interdisciplinar nos diversos projetos realizados pela escola;
·         Realizar um trabalho em equipe envolvendo releituras de textos literários envolvendo novas produções, em parceria com a sala de informática.
Conteúdos Conceituais
Conteúdos Procedimentais
Conteúdos Atitudinais
1º trimestre
2º trimestre
3º trimestre

1º, 2º e 3º ANO - AUTOR:
MONTEIRO LOBATO
4º e 5º ANO - AUTOR:
CÂMARA CASCUDO


1º, 2º e 3º ANO:
CONTOS DE FADAS
4º e 5º ANO
POESIAS



1º 2º e 3º ANO:
POESIAS
4º e 5º ANO:
CRÔNICAS E CONTOS



- Utilizar diferentes linguagens, verbal, não verbal e virtual como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais;
- Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos midiáticos para adquirir e construir conhecimentos;
- Desenvolver uma compreensão ativa considerando a proposta de leitura, escrita e produção;
-  Promover a inclusão digital e bom uso do computador e da internet;

-  Respeitar as regras de comportamento e disciplina;
-  Perceber-se cidadão de direitos e deveres;
-  Valorizar a participação em ações coletivas para melhoria das condições de visa de sua comunidade;
-   Manusear o computador e acessar a internet para estudar, trabalhar e também para entretenimento (nas horas vagas);

·         Temas Transversais: o trabalho pedagógico da sala de leitura e do laboratório de informática permeará nos conteúdos conceituais dos componentes curriculares e a transversalidade no que diz respeito a ética, saúde, meio ambiente e pluralidade cultural dando suporte de pesquisa, informação e colaboração nos eventos culturais do currículo escolar.
·         Metodologia: realizar leituras de textos literários; contação de histórias; realização de leituras coletivas; promover aos alunos momentos de leituras livre em material impresso e virtual; reconhecimento de obras literárias oferecidas na biblioteca; dramatização; exposição e publicação do material construído, considerando as releituras de obras;produção de livros digitais e fanzine; aula de campo; leituras visuais (imagens); organização de paródias, poesias e outros considerando a literatura explorada no projeto.
·         Avaliação: a avaliação será realizada levando em consideração a aprendizagem dos alunos de acordo com as atividades propostas, pois sabe-se que a avaliação é algo complexo e deve ser atacada a evolução de cada aluno, não somente dos que detêm um melhor desenvolvimento, porém observando o avanço individual.






PROJETO DE LEITURA







A LEITURA LITERÁRIA DESCARTOLADA DO IMAGINÁRIO”







PROFESSORAS

JALDA MARIA PINHEIRO CAVALCANTE
MARIA JOSÉ SILVESTRE DA SILVA






Parnamirim\RN
Março/2013










O desenvolvimento da leitura e da escrita é essencial nos anos iniciais do ensino fundamental tais habilidades são exigidas a todo o momento, seja no trabalho, no dia a dia, seja mesmo no lazer. Com o advento da tecnologia digital, essas mesmas habilidades adquiriram uma dimensão ainda maior, cada vez mais atividades demandam leitura, escrita e conhecimento digital. Dessa forma, amplia-se a importância da integração dos três, e a percepção de que tanto a Sala de Leitura quanto o Laboratório de Informática estão na escola a serviço do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, não de forma estanque, isolada, disciplinar, mas absorvidos pela prática das salas de aula, como complemento, como elo integrador e interdisciplinar, como possibilidade motivadora. É esse olhar integrador que possibilitará o intercâmbio entre os vários espaços de aprendizagem da escola, dinamizando as práticas de letramento/letramento digital de forma complementar, integrada, criativa, produtiva.
Eliane de Medeiros Ramalho
NTE - RJ









PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA

Justificativa

Atualmente sabemos da necessidade constante de se desenvolver o hábito da leitura nas crianças e jovens, pois estamos inseridos em um mundo que nos submete aos mais diversos tipos de leituras como: verbais, de imagens e virtuais, para que possamos resolver nossos problemas cotidianos.
Sendo assim, se torna necessário, com as novas exigências realizarmos um trabalho interdisciplinar, envolvendo principalmente o laboratório de informática, que cumpre o seu “...papel de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio”... (Nascimento, 2009) fornecendo subsídios para as novas formas de ministrar aulas mais criativas, mais motivadoras, que despertem, nos aluno, a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas nas atividades interativas com textos midiáticos. Dessa forma, percebe-se que a leitura é sempre necessária, por isso, o despertar por uma leitura que fomente prazer nesse atual momento, se torna indispensável. Tendo em vista, essa ampla necessidade, a escola enquanto espaço que, por sua natureza, deve contribuir com a formação integral do aluno, tem a responsabilidade de realizar ações que visem colaborar com essa nova perspectiva.
Portanto, percebe-se que o caminho a trilhar nessa perspectiva da leitura deve ocorrer por meio da LITERATURA, uma vez que o aluno desenvolve o viés do gostar, do doar-se, do interagir, havendo assim a catarse. Porque, somente nas entrelinhas dos textos LITERÁRIOS, com sua linguagem envolvente, em que a tessitura é a mesma que envolve o leitor; tem o poder de promover esse estado de bem estar, de ser abraçado pelas palavras com sua essência, ao mesmo tempo que pode brincar com os textos literários fazendo releituras expressando pensamentos e opiniões oportunizando uma melhor compreensão da leitura e do mundo.

Problemática

O projeto surgiu levando em consideração as diversas dificuldades de leitura e escrita e as novas formas de produção de textos, principalmente, no que se refere aos textos virtuais, e apropriação de competências e habilidades quanto ao processamento de dados, bem como também a compreensão e interpretação no ato de ler.

Objetivo geral

Desenvolver um projeto de leitura fazendo uma parceria ente a sala de leitura/biblioteca e o laboratório de informática visando colaborar com a construção do pensamento letrado dos alunos, no que se refere à apropriação da linguagem de textos literários, midiáticos, virtuais, da interpretação, da escrita, aumentando e aprimorando o repertório linguístico e promovendo a inclusão digital .

Objetivos Específicos

  • Estimular a prática e o gosto pela leitura diária;
  • Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de reconhecer os diferentes tipos de textos;
  • Priorizar a leitura Literária de maneira interdisciplinar nos diversos projetos realizados pela escola;
  • Realizar um trabalho em equipe envolvendo releituras de textos literários e produções, parceria com a sala de informática.
  • Discutir a relação entre as novas tecnologias da informação e da comunicação e
o processo de trabalho realizado na Sala de Leitura;
  • Conhecer ferramentas digitais que estimulam o desenvolvimento da leitura e da
escrita.

Objetivos específicos do laboratório de informática:

  • Desenvolver atitudes corretas no uso do computador;
  • Promover a inclusão digital;
  • Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas;
  • Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, usar diferentes programas em releitura e produções;
  • Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador;
  • Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem,como meio de expressão, comunicação e criatividade;
  • Explorar os conteúdos de internet visando transformar informações em conhecimento;

Metodologia

  • Realizar leituras de textos literários;
  • Contações de histórias;
  • Realização de leituras coletivas;
  • Promover aos alunos momentos de leitura livre;
  • Reconhecimento de obras literárias oferecidas pelo acervo da biblioteca;
  • Dramatização;
  • Exposição de material construído, considerando as releituras de obras;
  • Produção de livros digitais e fanzine;
  • Aula de campo;
  • Leituras virtuais;
  • Organização de paródias, poesias e outros, considerando a literatura explorada no projeto;
  • Produção por meio de desenho, e da escrita convencional.

Materiais Utilizados

  • Papel ofício;
  • Livros de Literatura infantis e juvenis;
  • Revistas em quadrinhos;
  • Coleções diversas;
  • Pincel piloto;
  • Colas, fitas adesivas;
  • Papéis: camurça, madeira, etc;
  • Cartolinas;
  • Aparelho de DVD e CD;
  • Computadores e Internet;
  • Softwares, sites e blogs educativos
  • Data show;
  • Impressora;
  • Transporte escolar;


Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua, durante o desenvolvimento do projeto pelo professor de informática e pela professora de sala de leitura, através da observação e de atividades diagnósticas levando em consideração o que o aluno sabe fazer sozinho e o que ele precisa aprimorar de acordo com os objetivos estabelecidos. O desempenho do aluno é avaliado também pela participação, produção, envolvimento, colaboração, levando em consideração a aprendizagem dos alunos de acordo com as atividades propostas, pois, sabe-se que a avaliação é algo complexo e deve ser acatada a evolução de cada aluno, não somente dos que detém um melhor desenvolvimento, porém o avanço individual deles.


CRONOGRAMA

1º trimestre
2º trimestre
3º trimestre
1º, 2º e 3º Ano
Autor: MonteiroLobato

período:
Março, Abril e Maio

1º, 2º
Contos de Fadas
3º Ano
Fábulas
Período:
junho, julho e agosto
1º, 2º e 3º Ano
Poesias

Período:
Setembro, outubro e novembro
4º e 5º Ano
Autor: Câmara Cascudo

período:
Março, Abril e Maio
4º e 5º Ano
Poesias

Período:
junho, julho e agosto
4º e 5º Ano
Crônicas/Contos

Período:
Setembro, outubro e novembro


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E DA WEB


Nascimento, João Kerginaldo Firmino do. -Brasília: Universidade de Brasília, 2009.


1º, 2º e 3º ANO MONTEIRO LOBATO


PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO



CONSTRUÇÃO DE LIVRO VIRTUAL A PARTIR DE DIGITALIZAÇÃO DO LIVRO ORIGINAL:


IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO







CONSTRUÇÃO DE LIVRO VIRTUAL:









História do Dia Internacional da Mulher

História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade.
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos


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